Vitória vence Sporting e aproxima-se dos lugares de acesso à ‘Champions’

Foto: VSC

O Vitória SC venceu hoje o líder Sporting, por 3-2, em jogo da 13.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, em jogo disputado em Guimarães. Com este resultado, os ‘conquistadores’ somam 25 pontos e seguem no quinto posto, ficando a quatro pontos do terceiro, o SC Braga, e a seis dos ‘leões’.

A equipa vitoriana, que somou a segunda partida consecutiva a vencer, esteve ainda em desvantagem, quando Gonçalo Inácio adiantou o Sporting, aos 42 minutos, tendo Tiago Silva (45+7), André Silva (73) e Dani Silva (80) anotado os golos vimaranenses, enquanto o Sporting, que somou a segunda derrota consecutiva fora de casa, ainda chegou a igualar por Nuno Santos, aos 77.

Apesar de sofrer a segunda derrota em três partidas para o campeonato, o Sporting mantém o primeiro lugar, com 31 pontos, mas pode terminar a jornada em igualdade pontual com o FC Porto, o adversário da próxima ronda, enquanto os vitorianos, que conquistaram o segundo triunfo seguido na prova, consolidam o quinto lugar, com 25 pontos.

Vimaranenses e ‘leões’ dividiram a primeira parte, marcada pelas intensas disputas de bola, pelos constantes avanços e recuos das equipas e pelos erros nas definições dos ataques, circunstância que levou os guarda-redes a terem pouco trabalho.

Com Tiago Silva no lugar de Dani Silva, os vimaranenses apresentaram-se no sistema tático habitual, o 3x5x2, enquanto o Sporting, com Matheus Reis e Geny Catamo a surgirem como novidades entre os titulares, começou o encontro num sistema 4x2x3x1, antes de mudar para o habitual 3x4x3.

Apesar das várias aproximações às balizas, a única ocasião de golo na primeira meia hora pertenceu aos ‘leões’, com Pedro Gonçalves a rematar para defesa de Bruno Varela, aos oito minutos, instantes depois de os vimaranenses pedirem uma grande penalidade num lance entre Diomande e André Silva, aos sete.

Numa primeira parte brevemente interrompida pelo arremesso de tochas para o relvado por espetadores localizados num setor afeto à equipa vimaranense, as emoções acentuaram-se no último quarto de hora, com a equipa treinada por Rúben Amorim a jogar no meio-campo contrário com mais frequência e a chegar ao golo aos 42 minutos.

Num lance de insistência ofensiva, Morita ganhou posição a Miguel Maga na área vitoriana e assistiu Gonçalo Inácio para um desvio natural para o fundo das redes à guarda de Bruno Varela.

Os vimaranenses tiveram, porém, tempo para empatar antes do intervalo, aos 45+7 minutos, por Tiago Silva, na conversão de uma grande penalidade que sancionou o alegado derrube de Adán a Ricardo Mangas, sem qualquer recurso ao videoárbitro por parte do árbitro João Pinheiro, pese os insistentes protestos sportinguistas.  

Ao intervalo, o treinador ‘verde e branco’, Rúben Amorim, trocou Ricardo Esgaio por Nuno Santos, e o Sporting iniciou a segunda parte a uma velocidade bem superior à dos minhotos, circunstância que ‘inclinou’ o jogo no sentido da baliza vitoriana.

Os ‘leões’ desperdiçaram ocasiões para retomarem a dianteira do marcador por Gyökeres, aos minutos 57 e 61, e por Trincão, aos 71, num remate em posição frontal à baliza, defendido por Bruno Varela, antes de serem ‘castigados’ pela ineficácia aos 73, num lance de insistência concluído por André Silva, com a bola a tabelar em Morita e ‘trair’ Adán.

Os ‘leões’ empataram quatro minutos depois, com Nuno Santos, desmarcado por Pedro Gonçalves, a rematar forte para o fundo das redes, mas os vimaranenses tiveram ainda energia suficiente para o golo do triunfo, numa combinação ao primeiro toque entre Ricardo Mangas e Dani Silva, concluída com um desvio subtil do médio recém-entrado, aos 80.

A partir daí, a equipa de Rúben Amorim acercou-se da área vitoriana, mas perdeu discernimento com o avanço do cronómetro, tendo criado apenas uma ocasião clara para empatar, por Pedro Gonçalves, aos 90+8, já depois de uma paragem por desacatos na sequência de uma confusão entre Luís Neto, jogador do Sporting, e um apanha-bolas vimaranense.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Sporting, 3-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores

0-1, Gonçalo Inácio, 42 minutos.

1-1, Tiago Silva, 45+7.

2-1, André Silva, 73.

2-2, Nuno Santo, 77.

3-2, Dani Silva, 80.

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, Borevkovic, Tomás Ribeiro, Miguel Maga, Tomas Handel (Manu Silva, 90+9), João Mendes (Nélson da Luz, 79), Tiago Silva (Dani Silva, 79), Ricardo Mangas, André Silva (Zé Carlos, 86) e Jota Silva (Adrian Butzke, 79).

(Suplentes: Charles, Manu Silva, Nélson da Luz, Adrian Butzke, Zé Carlos, Afonso Freitas, Nuno Santos e Dani Silva).

Treinador: Álvaro Pacheco.

– Sporting: Adán, Ricardo Esgaio (Nuno Santos, 46), Gonçalo Inácio, Diomande, Geny Catamo, Morita, Hjulmand (Paulinho, 61), Matheus Reis, Marcus Edwards (Trincão, 61), Pedro Gonçalves e Gyökeres.

(Suplentes: Franco Israel, Diogo Pinto, Nuno Santos, Neto, Dário Essugo, Trincão, Paulinho e Eduardo Quaresma).

Treinador: Rúben Amorim.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Esgaio (17), Ricardo Mangas (27), Zé Carlos (89) e Manu Silva (90+4, no banco).

Assistência: 20.357 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados