Vitória triunfa, cola-se ao Braga na tabela e fica a 5 pontos da liderança

Foto: Vitória SC

Um penálti convertido por Tiago Silva permitiu hoje ao Vitória SC derrotar o Rio Ave por 1-0, num jogo equilibrado, com períodos alternados de supremacia, relativo à 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Em resposta ao ascendente vila-condense no final da primeira parte e no início da segunda, a equipa de Guimarães marcou o único golo do desafio aos 63 minutos, na sequência de uma grande penalidade cometida por Aderllan Santos sobre Ricardo Mangas, e assegurou o regresso aos triunfos após ter empatado com o Boavista (1-1).

Os vimaranenses consolidaram o quinto lugar e passaram a somar os mesmos 29 pontos do quarto classificado, SC Braga, que tem menos um jogo disputado, enquanto a formação ‘verde e branca’, 16.ª da tabela, com 12 pontos, viu prolongada para cinco partidas a série sem triunfos no campeonato.

Ambas organizadas no sistema tático ‘3x4x3’, as equipas cederam muito pouco espaço uma à outra nos primeiros 45 minutos e raramente tiveram imaginação para se aproximarem das balizas e, consequentemente, dos golos.

O conjunto anfitrião chegou várias vezes à área vila-condense no primeiro quarto de hora, principalmente pelo lado direito, com o lateral Bruno Gaspar de regresso aos titulares, mas os cruzamentos esbarraram quase sempre na muralha defensiva ‘verde e branca’.

Compacta na hora de defender, a formação treinada por Luís Freire também esteve confortável a trocar a bola no meio-campo contrário e criou a única ocasião da primeira metade, aos 34 minutos: Costinha ganhou o duelo a Ricardo Mangas e rematou com ângulo apertado, ao poste, antes de a bola sobrar para a recarga de Boateng, travada por Bruno Varela.

O Rio Ave apareceu na segunda parte com Vítor Gomes no lugar de Amine e aproveitou o embalo do final da primeira metade para criar outra oportunidade aos 47 minutos, por Fábio Ronaldo, num remate travado por Bruno Varela.

Os vimaranenses pareciam incapazes de se libertar da apatia ofensiva, e o seu treinador, Álvaro Pacheco, colocou Nuno Santos e André Silva nos lugares de Nélson da Luz e Adrián Butzke, aos 53 minutos, com as trocas a resultarem.

A equipa da casa começou a avançar no terreno e beneficiou do pisão de Aderllan Santos a Ricardo Mangas no interior da área vila-condense, num lance com vários elementos a disputarem a bola, para marcar o golo do triunfo, num penálti cobrado pelo marcador habitual, Tiago Silva.

Os vimaranenses controlaram a partida até ao minuto 80 e desperdiçaram algumas situações de contra-ataque para avolumarem o resultado, antes de o Rio Ave voltar a tomar conta do jogo nos instantes finais, com sucessivos cantos e cruzamentos, mas sem ocasiões claras para o tento da igualdade.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – Rio Ave, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

1-0, Tiago Silva, 63 minutos (grande penalidade).

Equipas

– Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, Borevkovic, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar, Tomás Händel (Zé Carlos, 84), Tiago Silva (Dani Silva, 84), Ricardo Mangas, Jota Silva (Miguel Maga, 90+6), Nélson da Luz (Nuno Santos, 53) e Adrián Butzke (André Silva, 53).

(Suplentes: Charles, Miguel Maga, Manu Silva, Afonso Freitas, Dani Silva, Zé Carlos, Nuno Santos, André Silva e Alisson Safira).

Treinador: Álvaro Pacheco.

– Rio Ave: Jhonatan, Josué Sá, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega (Frederico Namora, 86), Costinha, Amine (Vítor Gomes, 46), João Graça (Bruno Ventura, 86), Fábio Ronaldo, Joca (André Pereira, 69), Boateng e Leonardo Ruiz (Hernâni, 79).

(Suplentes: Magrão, Renato Pantalon, Frederico Namora, Vítor Gomes, Bruno Ventura, Ukra, Hêrnani, Zé Manuel e André Pereira).

Treinador: Luís Freire.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tomás Ribeiro (20), Miguel Nóbrega (26), Borevkovic (30), Aderllan Santos (60), João Graça (69), Bruno Varela (86) e Zé Carlos (89).

Assistência: 21.021 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados