Seguir o O MINHO

Coisas para Fazer

Visitar um povoado castrejo, que é um dos tesouros desconhecidos de Guimarães

Citânia de Briteiros

em

Citânia de Briteiros. É um dos tesouros desconhecidos do concelho de Guimarães. Este povoado castrejo é ofuscado pela notoriedade do Castelo de Guimarães e do Paço dos Duques, mas vale bem a deslocação a São Salvador de Briteiros (15 quilómetros).

Porquê visitar?

De acordo com a Sociedade Martins Sarmento, a Citânia de Briteiros é um dos mais expressivos povoados proto-históricos da Península Ibérica, quer pela dimensão, quer pela monumentalidade das suas muralhas, urbanismo e arquitetura.

É possível distinguir os diferentes bairros e ruas que constituíam este povoado do final da Idade do Ferro.

Da porta defensiva na primeira muralha conseguem avistar-se a segunda, terceira e quarta muralhas.

No século XIX foram reconstruídas algumas casas no ponto mais alto da citânia, ainda hoje conservadas e que dão uma ideia muito aproximada do que seria viver neste lugar.

O grande espaço circular, conhecido como Casa do Concelho, com os seus bancos de pedra, onde funcionava o senado local e o Balneário Sul, são outros pontos a não perder.

É preciso ir com tempo e energia, a citânia prolonga-se monte acima e abaixo por uma área bastante alargada.

Detalhes:

O estudo da Citânia de Briteiros iniciou em 1874, quando Francisco Martins Sarmento (1833-1899) dirigiu a primeira campanha de trabalhos arqueológicos.

Nos anos seguintes, continuou a descobrir ruínas e decidiu comprar os terrenos onde fica o castro, num gesto sem precedentes em Portugal.

As escavações prolongaram-se ao longo do século XX e continuam na atualidade. Os objetos recolhidos e que testemunham milénios de história, podem ser observados no Museu da Cultura Castreja, no Solar da Ponte, em Briteiros.

GO!

EN 309, km 55
4805-181 Salvador de Briteiros

Telefone: 253 478 952

Populares