Seguir o O MINHO

Arcos de Valdevez

Vinhão ganha casa em Arcos de Valdevez

Investimento de 50 mil euros

em

Foto: DR

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje um investimento de cerca de 50 mil euros na criação de um espaço de promoção do vinho verde, sobretudo da casta Vinhão, que deverá abrir portas durante o verão.

Em declarações à Lusa, João Manuel Esteves adiantou que o espaço, que servirá também para promover outros produtos locais, nascerá da reabilitação de uma loja, propriedade do município, situada no Campo do Trasladário, numa zona central daquela vila do Alto Minho.

João Manuel Esteves, que falava à Lusa a propósito da quarta edição do Festivinhão, que vai decorrer no concelho entre 31 de maio e 02 junho, explicou que o novo espaço irá “recriar as antigas casas de vinhos, onde estarão expostos os vinhos, em particular o Vinhão, característico do concelho, e também os produtos locais”.

“O novo espaço irá conjugar os vinhos, não só de produtores e engarrafadores como também os doces, e os produtos da terra. Nesse espaço passará a ser possível provar e comprar vinho, sentar para comer um petisco ou adquirir algum produto produzido no concelho”, explicou.

O autarca social-democrata adiantou que a promoção do vinho verde, particularmente da casta Vinhão é uma aposta do concelho onde existem 15 produtores com marca própria.

A edição 2019 do festival do vinho e tradições vai contar com a participação de meia centena de expositores, cerca de 30 produtores de vinho e os restantes artesãos e tasquinhas.

O Festivinhão vai acontecer no Jardim dos Centenários, junto à Casa das Artes, este ano, com proibição de utilização de plástico não reciclável ou não reutilizável.

No dia 30 de maio, véspera do arranque do festival vão ser entregues os prémios seleção Festivinhão19 Vinho do Ano que tem a concurso 47 vinhos, de 18 produtores de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Monção, Melgaço, Vila Nova de Famalicão e Cabeceiras de Basto, entre outros.

O Grande Prémio Festivinhão 19 irá premiar o melhor Vinho Verde Tinto da casta Vinhão, sendo ainda atribuídos o prémio para o Vinho Verde do Ano, Vinho Verde Branco do Ano, Vinho Verde Rosado do Ano, Espumante de Vinho Verde Tinto do Ano, Espumante de Vinho Verde Branco do Ano.

Entre os 47 vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes a concurso, 22 são brancos, 15 tintos, seis rosados e quatro espumantes.

Anúncio

Arcos de Valdevez

Rojões e papas de sarrabulho regressam às mesas dos restaurantes em Arcos de Valdevez

Arcos à Mesa

em

Foto: DR/Arquivo

O concelho de Arcos de Valdevez vai ser palco, no fim de semana, da iniciativa Arcos à Mesa que leva envolve restaurantes do concelho na promoção dos rojões e das papas de sarrabulho.

Trata-se de um dos principais pratos da gastronomia daquele concelho, “muito procurado e apreciado nesta época do ano e intimamente ligado à matança do porco”.

A iniciativa inclui a doçaria tradicional, com destaque para Charutos dos Arcos, recentemente eleitos uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, e o vinho verde produzidos na região.

O programa de animação engloba uma “Feira de Artesanato e Mercado de Sabores”, uma visita guiada a quintas de vinho verde do concelho, bem como provas de vinhos, animação musical com a atuação de rusgas, da Orquestra Microsom, no Campo do Trasladário, teatro e visitas à Porta do Mezio.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez: Primeira corrida assombrada marcada para dia 31

Até ao Paço de Giela.

em

Foto: DR/Arquivo

Arcos de Valdevez vai ser palco no dia 31 da primeira edição da “Corrida Assombrada”, promovida pela Academia Desportiva de Arcos de Valdevez em parceria com a Câmara local.

Em comunicado, hoje enviado à imprensa, aquela autarquia adiantou que a corrida, gratuita mas sujeita a inscrição prévia, começa às 21:00, com saída do Jardim dos Centenários (junto à Casa das Artes/Biblioteca Municipal).

Os participantes irão realizar um percurso de cerca de seis quilómetros pelas ruas de Arcos de Valdevez até ao Paço de Giela.

“A andar ou a correr, os participantes terão à sua espera muito divertimento e boa disposição, algumas zonas de espetáculo, para comemorar o Halloween”, adianta o município que apela aos participantes para trajar a rigor.

Continuar a ler

Arcos de Valdevez

Condutor sai praticamente ileso após queda de 150 metros em Arcos de Valdevez

Jovem de 19 anos

em

Foto: Filipe Guimarães

Um homem saiu com ferimentos apenas ligeiros após uma queda numa ravina de 150 metros, este sábado, em Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez.

O acidente ocorreu na estrada de acesso aos lugares de Porto Cova e Padrão.

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

Foto: Filipe Guimarães

A vítima, um jovem de 19 anos natural de Aboím das Choças, Arcos de Valdevez, foi resgatado e trabsportado para o Centro Hospitalar do Alto Minho em Viana do Castelo, segundo o Jornal de Notícias.

Estiveram no local nove operacionais com três viaturas dos Bombeiros locais, a equipa SIV do INEM sediada em Arcos de Valdevez. A GNR tomou conta da ocorrência.

Continuar a ler

Populares