A Feira Quinhentista dedicada a Sá de Miranda regressa a Vila Verde, de 23 a 25 de maio.
Em comunicado, a autarquia adianta que o evento contará com “o envolvimento de diferentes organizações e instituições locais, com particular destaque para os estabelecimentos escolares do concelho”.
“Lutas de espada e declamações de poesia, música ao vivo, artes circenses e teatro de rua, dança, artesanato, desfiles, gastronomia, demonstrações de armas, exposições e espetáculos de época fazem parte das atividades previstas para os três dias do evento, que se assume como uma oportunidade para aprofundar conhecimentos da história do concelho e do país”, refere a Câmara de Vila Verde.
Tendo como referência as marcas da vivência do poeta na Ribeira do Neiva, a “Feira Quinhentista – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” conta com uma forte participação dos Agrupamentos de Escolas, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e Academia de Música de Vila Verde.
O certame vai decorrer no centro de Vila Verde, onde funcionará o espaço de exposição e feira em ambiente inspirado na época quinhentista, com a participação de artesãos, mercadores e gastrónomos, trajados e em tendas ou bancas que retratam os usos, costumes e modo de vida daquela época.
Do programa, destacam-se a Ceia Quinhentista e o Cortejo Histórico, com dezenas de figurantes trajados a rigor, “numa autêntica viagem ao tempo de Sá de Miranda”.