Conceição Costa celebra 100 anos em Vila Verde e revela o segredo da longevidade: “Nunca casar”

Já passou por 40 diferentes chefes de Governo, seis arcebispos de Braga e 15 Presidentes da República

O ano de 1923 ficou marcado no panorama internacional pela criação da República da Turquia, após milénios de domínio imperial. Alguns meses antes, em 09 de março do mesmo ano, numa casa situada no coração da serra minhota de uma república portuguesa ainda rudimentar e com os dias contados, nascia Conceição Fernandes Costa, em Aboim da Nóbrega, Vila Verde, que esta quinta-feira completou 100 anos de idade, depois de uma vida independente ligada à costura.

Os resquícios do início da República em Portugal seguido da instauração do Estado Novo moldaram a infância de Conceição, que não só é mais antiga que a República da Turquia como de mais outras 38 repúblicas, incluíndo Itália, Grécia, Islândia, Vietname e Irlanda. Viu a solidificação (e a posterior queda) da União Soviética e a chegada ao poder de nomes como Salazar, Franco, Hitler, Stalin ou Mussolini, para além da largada de duas bombas atómicas no Japão, isto antes da ida do homem à Lua, da criação da NATO, da revolução dos Cravos ou da invenção da internet e dos computadores.

A residir há 14 anos com os sobrinhos Maria do Céu Calheiros e Domingos Costa, a centenária sempre foi uma pessoa progressiva, tendo criado o seu filho (João) sem necessitar da ajuda de um cônjuge. O filho, juntamente com os dois netos (Pedro e João Miguel), vivem atualmente em Oeiras, na zona de Lisboa, mas hoje estiveram presentes na data especial comemorada naquela comunidade serrana entre Vila Verde e Ponte da Barca.

Conceição, filho e netos. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Ao longo da sua vida, Conceição conheceu 40 diferentes chefes de Governo em Portugal, (desde António Maria Silva, em 1923, até António Costa, com quem curiosamente partilha o apelido de família), seis arcebispos de Braga e 15 Presidentes da República portuguesa, isto ao longo de 36.524 dias (ou 5.217 semanas), contados hoje.

Durante 86 anos, Conceição Costa viveu no lugar de Saragoche, onde tinha o seu pequeno ateliê de costura onde fazia um pouco de tudo, desde reparações até fatos por medida. Também ia a casa dos clientes costurar o que fosse preciso. Com essa idade, e já um pouco limitada pela idade, mudou-se para o lugar de Chão, na mesma freguesia, para passar a viver na casa de sobrinhos.

A O MINHO, o sobrinho Domingos Costa, que também celebrou hoje o seu aniversário (47), conta que até há cerca de seis meses Conceição andava de um lado para o outro e falava bem, mas um acidente vascular cerebral sofrido no hospital, quando se encontrava internada por outros motivos, acabou por debilitar bastante a saúde da centenária.

Conceição e Domingos. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

“Ela entretanto recuperou, chegou a ser alimentada por sonda e agora já come normalmente, mesmo com esta idade”, confidenciou o sobrinho, lembrando que a tia costumava dizer que o segredo para chegar a esta idade era “não aturar marido”, uma vez que foi sempre solteira.

Sobre fazer anos no mesmo dia, Domingos anota, como curiosidade, que a tia estava presente no momento em que nasceu, ou seja, no dia em que também ela fazia anos.

Conceiçao com o filho João e a sobrinha Maria do Céu. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O filho de Conceição, João Costa, adiantou-nos que no próximo sábado haverá um lanche para família, amigos e vizinhos, na Toca do Lobo, em Aboim da Nóbrega, para assinalar os cem anos da aboinobrense.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x