Vigo é uma cidade de Natal portuguesa

Vigo é uma cidade de natal portuguesa
Foto: Rui Dias / O MINHO

A menos de uma hora e meia de Braga, encontra-se uma das cidades Natal mais badaladas da Europa. Vigo, com a sua iluminação monumental, constituída por 11,5 milhões de leds, é um sítio onde se sente a magia da quadra ao andar na rua. A frequência com que se ouve falar a língua de Camões é ilustrativa da atração que as luzes e a animação natalícia da cidade de Vigo têm sobre os portugueses.

Encontram-se portugueses que vêm de longe, como a Maria que viajou da Covilhã, junto com a prima Aurora, de Mirandela. “Encontramo-nos com os nossos primos, a Eugénia e o Carlos, que são do Porto e aqui estamos. Isto é maravilhoso, encantador”, afirma. João e Raquel Antunes vêm ainda de mais longe, de Lisboa. “Decidimos vir durante a semana depois de ver a confusão que foi o trânsito no fim de semana”, aponta o lisboeta. Todavia, a grande maioria das pessoas que se encontram a tirar fotografias no boneco de neve de 12 metros de altura, no teddy bear, com o Pai Natal ou na árvore Natal de 44 metros são de Entre Douro e Minho. A opção de vir durante a semana parece acertada, depois de ouvir os relatos das filas de trânsito no caminho e nas ruas da cidade, no último domingo. A uma quarta-feira, há muita gente, mas não de modo a ser desagradável.

Rosa e Eduardo são de Famalicão e esta é a segunda vez que visitam Vigo no Natal. “O ano passado ele pediu-me em casamento na roda gigante”, confessa Rosa. Este ano voltaram para fazer as compras de Natal e desfrutar da animação da cidade. Com o aproximar da noite, a partir das 17:00, a cidade começa a transformar-se, primeiro com a abertura do mercado de natal, com as suas 90 bnquinhas, na Praza de Compostela, e pouco depois, às 18:30, com o acender das luzes distribuídas por 450 ruas.

Um  negócio também para portugueses 

Se o mercado convida a passear calmamente a pé e a parar para beber uma caña ou uma copa de vinho quente com presunto, queijo ou enchidos, a melhor forma de visitar todos os locais iluminados – ou pelo menos os principais – é embarcar no tren de natal. “Reparem, a matrícula é portuguesa. O negócio do Natal de Vigo também ajuda as empresas portuguesas”, comenta Carla Fernandes, uma visitante de Fafe, enquanto espera na fila com o filho de 12 anos. De facto os “funcionários da estação de caminho de ferro” falam um portunhol que rapidamente passa a português quando percebem que os viajantes são lusitanos.

Uma outra maneira de apreciar a grandeza desta cidade Natal é do alto dos 60 metros da roda gigante. De um lado, o porto de Vigo, a ria com as bateas onde é criado o mexilhão e, na margem oposta, as luzes de Moaña já acesas, do outro, a iluminação de proporções monumentais e as multidões de pessoas a passear na cidade. A inclinação da rua Colón faz dela um excelente anfiteatro para tirar selfies com a roda gigante iluminada em fundo. Esta é uma das imagens emblemáticas do Natal em Vigo que se espalhou nas redes sociais.

Outro estúdio fotográfico ao ar livre é toda a extensão da rua Policarpo Saiz, começa com um enorme boneco de neve e continua com inúmeras representações, todas elas pensadas para quem quer tirar belas fotos. O Pai Natal e as suas renas estafadas, o coche de princesa, a delícia das meninas, mas irresistível também para os casais. Isaura e Pedro, de Penafiel, são repetentes no Natal de Vigo e aproveitam para fazer uma foto apaixonada na carruagem de cavalos feita de luzes. No ursinho de peluche, a Jéssica, o João, a Lúcia e o Pedro, de Viseu, revezam-se a tirar fotografias. O percurso termina em apoteose na Praza Porta del Sol, onde está a enorme árvore de Natal.

De domingo a quarta-feira, as luzes são apagadas à meia-noite e meia, de quinta-feira a domingo ficam acesas até às 02:00 e nas noites de 23, 24, 25, 30, 31, 1, 5 e 6 ficam sempre ligadas. O mercado de Natal funciona das 17:00 às 23:30 de segunda-feira a quinta-feira, sexta-feira, sábado, domingo e vésperas de feriados está aberto das 11:00 à meia-noite e meia.

Fotogaleria

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Curta portuguesa é candidata às nomeações para os óscares

Curta portuguesa é candidata às nomeações para os Óscares

Próximo Artigo
Benfiquista esfaqueia outro durante o intervalo

Benfiquista esfaqueia outro durante o intervalo

Artigos Relacionados