Vieram de 16 países para visitar os moinhos de Esposende

Dia Mundial do Turismo
Foto: CM Esposende

No âmbito do Dia Mundial do Turismo, que hoje, 27 de setembro, se comemora, o Parque dos Moinhos da Abelheira, em Marinhas, recebeu, ontem, a visita de um grupo de participantes do 16.º Simpósio e Tour da TIMS – Sociedade Internacional de Molinologia.

Promovido por esta organização mundial dedicada ao estudo, salvaguarda e promoção dos moinhos tradicionais e que se encontra representada em 34 países, este evento decorre até ao próximo domingo, reunindo representantes de 16 países de todo o mundo, entre os quais algumas das figuras que mais se destacam no estudo e defesa dos moinhos a nível internacional. 

É, pois, uma oportunidade única de divulgação dos moinhos portugueses a nível mundial, aferindo e testemunhando o trabalho desenvolvido noutros países em termos de preservação e fruição dos moinhos tradicionais. Constitui, ainda, uma oportunidade para aceder a conhecimentos técnicos e estabelecer contactos com molinólogos de todo o mundo, que também seguem com interesse a dinâmica da Rede Portuguesa de Moinhos e dos seus membros. 

Ton Meesters, presidente da TIMS, entregou ao Município de Esposende a placa que assinala a passagem pelos Moinhos de Abelheira, selecionados no âmbito do Tour, pela sua representatividade tipológica e rigor etnotecnológico. 

Refira-se que, até ao momento, foram reabilitados e recuperados três moinhos dos sete existentes, materializando a 1.ª fase do projeto do “Parque Temático dos Moinhos de Abelheira” traçado pelo Município. Tendo em conta o interesse patrimonial dos moinhos, que mereceram classificação municipal, a intervenção de restauro obedece a critérios de investigação, qualidade e autenticidade garantindo a fidelidade histórica dos moinhos. 

O moinho dedicado à Etnografia, inclui o ciclo do pão e a etnografia a ele associado, as histórias e os saberes tradicionais relacionados com a produção de pão, do grão à farinha. O designado Moinho do Futuro Energético, aborda o futuro da energia, diferenciando-se dos outros exemplares pelo seu aspeto mais vanguardista, onde o visitante pode perceber os efeitos sobre a paisagem atual se não existir uma política ecológica por parte da comunidade em geral.

De referir que o Município já procedeu à aquisição de um quarto moinho, estando, nesta fase, a desenvolver o projeto para a sua requalificação e de toda a área envolvente, estando, por isso, cada vez mais perto da concretização total do projeto do “Parque Temático dos Moinhos de Abelheira”.

Esta estratégia enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo de Esposende_2023-2027, e está comprometida com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x