Viana: Serviço Educativo do CMIA com projetos educativos para mais de mil alunos

Viana: serviço educativo do cmia com projetos educativos para mais de mil alunos

Mais de mil alunos do ensino pré-escolar ao secundário do concelho de Viana do Castelo integram, este ano letivo, os projetos educativos do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). As ações servem sobretudo para prestar conhecimento da ciência e dos espaços naturais de Viana do Castelo de uma forma dinâmica e integrada com os programas curriculares dos diversos níveis de ensino.

O projeto “Escola da Natureza” abrange três áreas de ação – mar, rio e montanha – nas quais os alunos podem entrar em contacto com espaços naturais de elevado valor ambiental do concelho de Viana do Castelo (ecossistemas dunares, ecossistemas da zona entre marés e ecossistemas ribeirinhos). Este projeto é composto por ações nas escolas, para abordagem de conceitos teóricos, e realização de atividades experimentais. Inclui ainda saídas de campo como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos e valorização do património natural.

O projeto “Da terra para a Terra” continua a levar às escolas, pelo sétimo ano consecutivo, mais uma serie de ações de sensibilização sobre a separação adequada de resíduos urbanos, evitando ao máximo o seu encaminhamento para aterro sanitário.

Incide ainda sobre a importância da valorização da matéria orgânica (que representa mais de 50% dos resíduos urbanos produzidos diariamente), não só através da recolha seletiva efetuada pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo junto das cantinas escolares (que é encaminhado para a Central de compostagem da Lipor), mas também através da compostagem nas escolas como via experimental deste processo.

É ainda condição necessária que as escolas dinamizem um pequeno espaço (jardim ou horta) para encaminhamento do composto produzido nas escolas. Este projeto tem como primeiro desígnio abranger o máximo de escolas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário incluindo o ensino especial.

O projeto “Os Frescos vão à Escola” é dirigido ao ensino pré-escolar e 1º ciclo e tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de uma agricultura sustentável e a prática de uma alimentação saudável através da utilização de plantas aromáticas. Este projeto será dinamizado com a colaboração da empresa Aromáticas Vivas, sedeada no concelho de Viana do Castelo.

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, inaugurado nas Antigas Azenhas de D. Prior em 2007, é um equipamento municipal direcionado a ações de informação e formação ambiental não só a público escolar como também à comunidade em geral. Desde então mais de 70 000 pessoas usufruíram das valências deste equipamento, 52% das quais correspondem a escolas e outros grupos organizados.

Com a abertura, em novembro de 2014, do Centro de Interpretação Ambiental e Centro de Documentação do Mar, do Centro de Mar sedeado no Navio-hospital Gil Eannes, novas potencialidades de trabalho têm-se vindo a desenvolver não só na área do ambiente como também da cultura e da economia do mar.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mulher de 43 anos desaparecida em monção

Mulher de 43 anos desaparecida em Monção

Próximo Artigo
Pólo de guimarães do ipca inaugurado esta semana no ave park

Pólo de Guimarães do IPCA inaugurado esta semana no Ave Park

Artigos Relacionados