Seguir o O MINHO

Alto Minho

Viana: Obras de 2,6 ME na Praia Norte começam no final de agosto

em

As obras de requalificação da Praia Norte, em Viana do Castelo, orçadas em 2,6 milhões de euros, vão começar no final do mês de agosto, evitando-se deste modo o período de maior afluxo de pessoas à cidade, revelou hoje o presidente da Câmara.

“Vamos procurar fazer a intervenção depois das festas de Nossa Senhora da Agonia, no final de agosto, já como menos pressão, e menos gente na cidade”, afirmou o socialista José Maria Costa.

O autarca adiantou que o objetivo “é concentrar o trabalho mais duro da obra num curto espaço de tempo”, e explicou que a empreitada aguarda pelo visto do Tribunal de Contas.

A intervenção, alvo de contestação por um movimento cívico local, vai abranger uma área equivalente a cinco campos de futebol.

As obras contemplam duas fases, que vão decorrer em simultâneo, uma para defesa da zona costeira e outra de requalificação daquela zona balnear.

Em declarações anteriores, José Maria Costa vincou que a obra vai “quadruplicar” o espaço público, criando “praças” de desporto, cultura, conhecimento, lazer e bem-estar e mais 80 lugares de estacionamento.

Projeto Praia Norte Viana

Imagem na página "Em Defesa da Praia Norte"

O projeto prevê a demolição dos três atuais espaços de restauração, que serão relocalizados nas novas “praças”.

Além de travar a erosão costeira, o projeto vai ao encontro de uma das “bandeiras” do município, o de assumir-se como “cidade saudável”, que promove “estilos de vida saudáveis e não privilegia o uso do automóvel”.

“Vamos ter quatro vezes mais área de fruição pública de qualidade. Contrariamente aos 204 lugares de estacionamento atuais, vamos ter 284. Vamos ter duas rampas de acesso para deficiente, que atualmente não existem”, sustentou na altura.

O projeto prevê “um calçadão junto ao mar” e, além das “praças”, vários espaços verdes.

A requalificação a realizar ao abrigo da sociedade Polis Litoral Norte é contestada nas redes sociais, numa página intitulada “Em defesa da Praia Norte”, criada por um movimento cívico que critica o que considera ser “o fim do estacionamento junto ao mar”, que existe naquela zona.

Quem me ajuda ? quem está comigo contra este projeto?

Posted by Em defesa da Praia Norte on Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015

 

O ex-autarca socialista Defensor Moura, antecessor de José Maria Costa, é um dos principais críticos da intervenção.

Em fevereiro, durante uma sessão pública de apresentação do projeto, afirmou que a empreitada “vai destruir a Praia Norte” e “delapidar um património secular”, admitindo a necessidade de requalificação daquela zona balnear mas rejeitando o projeto previsto, por este “não ir ao encontro das necessidades da população”.

“Quem vai à Praia Norte vai para fazer caminhadas, para observar o mar e para tomar banho nas piscinas”, afirmou, considerando serem “exageradas as ofertas” previstas por prever que fiquem “desertas durante nove meses no ano”.

Populares