A cidade de Viana do Castelo está, esta terça-feira, em destaque no suplemento de viagens do jornal espanhol El País, um dos mais respeitados periódicos europeus. O Monte de Santa Luzia é um dos pontos mais elogiados pela publicação, por não existir “panorâmica melhor no mundo”.
De acordo com o fascículo El Viajero, citando o presidente da Câmara de Viana, a cidade “é o centro do universo”, com dois aeroportos de dois países (Porto e Vigo) a menos de uma hora de viagem. “E se alguém não acredita, é só subir ao alto de Santa Luzia”, rematam os espanhóis.
“Se para uns, Portugal é o último país da Europa, e para outros, o primeiro, o que será então Viana do Castelo?”, questiona a publicação, que passou um dia na cidade para conhecer diferentes encantos.
Começam por destacar a ponte Eiffel, construída em 1878, capaz de “suportar o passo do comboio, dos carros e dos peregrinos que rumam a Santiago de Compostela” e as margens do rio Lima, “com uma ousadia imprópria de cidades modestas”.
A praça da Liberdade é outro local de fascínio, com destaque para várias obras de arquitetos de renome, como Siza Vieira e Souto Moura.
Quanto ao Monte de Santa Luzia, “não há panorâmica melhor no mundo”, diz a publicação, citando um artigo da National Geographic. O centenário elevador também recebe elogios, por se tratar de uma viagem “romântica”. No topo, diz a publicação, “está tudo”. “O rio, o oceano, a cidade, praias selvagens, fábricas e florestas”.
A publicação destaca ainda o símbolo da cidade, o “coração de Viana”, o traje regional das festas em honra da Senhora da Agonia, o comércio local, os pescadores, o porto marítimo, as casas “nobres” e a arquitetura religiosa.
As bolas de Berlim de Manuel Natário também não passaram despercebidas aos espanhóis, apelidando-as como “as melhores do país”, recordando o escritor brasileiro Jorge Amado, que nunca deixava de passar na pastelaria quando estava de visita a Portugal.