Seguir o O MINHO

Atletismo

Viana: Meia Maratona à espera de mil participantes da Galiza

Contará com cinco mil atletas de 22 nacionalidades

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

Cerca de cinco mil atletas de 22 nacionalidades, mais de mil oriundos da Galiza, são esperados na 22.ª meia maratona Manuela Machado, que vai decorrer no dia 19 de janeiro, em Viana do Castelo, foi esta sexta-feira anunciado.

“A 22.ª meia maratona deste ano é a mais internacional de sempre. Vamos ter atletas de 22 nacionalidades em Viana do Castelo”, destacou o presidente da Câmara, José Maria Costa, durante a conferência de imprensa da prova.

A ex-atleta Manuela Machado, que dá nome à prova, participa e é responsável pela sua organização, realçou a participação de mil atletas da Galiza, garantindo que a prova “faz parte do calendário de corridas dos espanhóis”.

Entre os inscritos, nos femininos, Manuela Machado destacou Dulce Félix, e, nos masculinos, Hermano Ferreira, vencedor da edição do ano passado, Paulo Gomes, Daniel Pinheiro, Paulo Paula, bem como Miguel Ribeiro, do Olímpico Vianense e vencedor da edição 2018, e Ricardo Dias.

Anúncio

Atletismo

Mariana Machado bate João Félix e é revelação do ano do desporto em Portugal

em

A bracarense Mariana Machado foi, esta quarta-feira, eleita como Jovem Promessa do Ano, na 24.ª Gala do Desporto, organizada pela Confederação de Desporto Português. Este é o segundo ano consecutivo em que a atleta de Celeirós vence este galardão.

2019 foi um ano de sonho para a jovem fundista, filha da antiga atleta olímpica Albertina Machado.  Do palmarés da jovem bracarense, em 2019, constam a medalha de prata nos europeus de juniores de 2019, nos 3.000 metros e medalha de bronze nos europeus juniores de corta-mato.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

E que excelente forma de terminar 2019 com mais um recorde nacional desta vez nos 3000m! Um excelente presente de aniversário para uma pessoa muito especial, a minha treinadora Sameiro Araújo ❤️, Muitos Parabéns!!!! Seguimos juntas para mais um ano recheado de grandes objetivos por conquistar ! Que o melhor de 2019 seja o pior de 2020! Um obrigada muito especial aos meus pais, à minha família e ao meu grupo de treino. Obrigada ao Sporting Clube de Braga, à Adidas e ao Lidl por confiarem e apostarem no meu trabalho. Por último mas não menos importante um agradecimento muitooo especial à @soli_pereira pelo carinho e disponibilidade em ajudar-me na conquista deste feito ! A todos vocês desejo um excelente 2020 com muita saúde, paz e amor, Beijinhos Mariana Machado

Uma publicação partilhada por Mariana 🇵🇹 (@mariana_machado_12) a

“Espero não ser só uma promessa, mas sim uma certeza. Espero que seja um sinal de que tenho realizado um excelente trabalho e que seja realmente merecido estar aqui pelo segundo ano consecutivo. Espero estar aqui um ano a lutar por ser uma das atletas femininas do ano”, disse, durante a aceitação do prémio.

A jovem do SC Braga bateu a concorrência de João Félix (Futebol), Maria Martins (Ciclismo), Raquel Brito (Judo) e Raffaele Stroti (Râguebi).

Os premiados na 24.ª Gala do Desporto de Portugal

Treinador do Ano: Paulo Jorge Pereira (Andebol)

Os outros nomeados: Rui Fernandes (Canoagem), Fernando Santos (Futebol), Pedro Soares (Judo) e Renato Garrido (Hóquei em Patins)

Jovem Promessa do Ano: Mariana Machado (Atletismo)

Os outros nomeados: Maria Martins (Ciclismo), João Félix (Futebol), Raquel Brito (Judo) e Raffaele Stroti (Râguebi)

Equipa do Ano: Seleção Nacional de Hóquei em Patins, Sporting (Atletismo), K4 500 Metros Masculinos (Canoagem), Sporting (Judo), Seleção Nacional de Futebol

Atleta Feminino: Patrícia Sampaio (Judo)

Os outros nomeados: Inês Henriques (Atletismo), Teresa Portela (Canoagem), Ana Margarida Filipe (Desp. Para Pessoas com Deficiência), Vanessa Marques (Futebol)

Atleta Masculino: Jorge Fonseca (Judo)

Os outros nomeados: João Vieira (Atletismo), Fernando Pimenta (Canoagem), Jordan Santos (Futebol de Praia), Frederico Morais (Surf)

Prémio Alto Prestígio: António Gentil Martins (médico)

Continuar a ler

Atletismo

Atleta do SC Braga campeã nacional de marcha

Em Porto de Mós

em

Foto: Divulgação (Arquivo)

Vitória Oliveira, do SC Braga, sagrou-se este domingo campeã nacional de marcha na distância de 35 km, nos campeonatos disputados em Porto de Mós. A atleta aproveitou a ausência da favorita Inês Henriques e venceu a prova com larga vantagem sobre Sandra Silva, segunda classificada.

Em declarações no final da prova, considerou que o título conquistado “dá ânimo para continuar a trabalhar para concretizar os sonhos”.

“Não foi a prova que tinha ambicionado, mas o corpo hoje não esteve como nos treinos. Passei uma semana complicada e o abastecimento não me caiu bem. Mas dá-me ânimo para continuar a trabalhar para concretizar os sonhos”, disse à agência Lusa.

Vitória Oliveira procurava baixar das 03:05.0 horas, mas “não foi possível”.

“Chegou uma fase da prova em que pensei apenas em gerir e chegar ao fim”, explicou.

Ainda assim, conseguiu um título que permite encarar a época com otimismo.

“O primeiro sonho passa por estar presente na Taça do Mundo das Nações. Infelizmente a Federação [Portuguesa de Atletismo] ainda não lançou as marcas e não sabemos com o que podemos contar. A partir daí é trabalhar para a melhor posição possível no ranking da IAAF [Associação Internacional das Federações de Atletismo] e logo se vê”, referiu.

Também os Jogos Olímpicos estão no horizonte da campeã nacional, que diz que “não é impossível” chegar a Tóquio.

“Vou tentar trabalhar nessa direção. Vamos ver o que dá. Agora sei onde estão as minhas dificuldades e vou tentar trabalhá-las a partir da experiência que tive aqui em Porto de Mós”, conclui.

Resultados:

Masculinos:

– 35 Km:

1. João Vieira (Sporting), 02:42.06 horas

2. Hélder Santos (Leiria Marcha Atlética), 02:45.51.

3. Rui Coelho (CAS), 02:47.10.

4. Pedro Isidro (Benfica), 02:50.17.

5. Miguel Carvalho (Benfica), 02:51.47.

– 50 Km:

1. Manuel Marques (CF Oliveira do Douro), 04:42.26 horas

2. Amaro Teixeira (CAS), 05:20.05.

Femininos:

– 35 km

1. Vitória Oliveira (Sp. Braga), 03:11.20 horas

2. Sandra Silva (CF Oliveira do Douro), 03:25.54.

– 50 km:

1. Sandra Silva (CF Oliveira do Douro), 05:00.46 horas

Continuar a ler

Atletismo

Mais de 1.500 “adeptos” começaram o dia a correr em Braga

Taça da Liga

em

Foto: Divulgação

O campeão de inverno é decidido esta noite, mas os bracarenses começaram a festejar, já esta manhã de sábado, na mais “solidária e agregadora manifestação desportiva do ano”. A quarta edição da Corrida do Adepto mobilizou adeptos do futebol na cidade de Braga, numa manhã dedicada ao desporto e à saúde.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Antes do tiro oficial, outro sinal de partida foi dado alguns minutos antes para o início de uma prova bem especial. Depois de ter sido batido o recorde nacional para a maior equipa inscrita numa prova de atletismo popular em 2019, o movimento Egoísmo Positivo voltou a participar nesta prova para dar a possibilidade a pessoas com deficiência de poderem integrar a corrida ou caminhada, acompanhadas por atletas deste movimento.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, deu o tiro de partida, para a corrida no intuito de ser um exemplo da importância da prática de desporto e da salutar convivência entre adeptos de vários clubes.

Passagem pelo estádio vai ficar na memória dos atletas

Numa prova que contou com uma corrida de 10 km, cronometrada, e uma caminhada de 5 km, para todas as idades, destacou-se a passagem pelo interior do Estádio Municipal de Braga, local onde, a partir das 19:45, se vai disputar o jogo da final.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na linha de meta, Emiliano Vieira (Run Tejo), atingiu a primeira posição com o tempo de 00:32:47, imediatamente seguido por Vasco Marta (Run Tejo), com o tempo oficial 00:33:51. Na terceira posição, Paulo Morais (Águias da Misericórdia), cortou a linha de meta com o tempo de 00:33:49.

No setor feminino, Diana Sousa, do Run Tejo, chegou na primeira posição com o tempo de 00:37:36, seguida de Andreia Cunha (Run Tejo) com o tempo de 00:37:50 e, na terceira posição ficou Kcenia Bougrova, do mesmo clube, com o tempo de 00:38:30.

Para além da merecida medalha, os atletas que subiram ao pódio vão assistir esta noite à final da Final Four Allianz Cup.

Foram também premiados os três primeiros classificados femininos e masculinos de cada escalão.

Os prémios foram entregues por Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara de Braga, Rui Magalhães, representante da ESC online, um dos patrocinadores oficiais da Liga Portugal, e pelo embaixador da Corrida do Adepto, Carlos Alves.

Continuar a ler

Populares