Centenas de professores ouviram o apelo da Coordenação de Greve ’23 – Viana do Castelo e juntaram-se, este sábado à tarde, na iniciativa “Criar Pontes na Educação”, que consistiu na formação de um cordão humano ao longo da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo.
Os participantes, vindos das duas margens do rio, deram as mãos entre si numa corrente de cidadãos unidos na passagem pedonal a jusante da ponte, virados à foz, como mostram as imagens divulgadas esta tarde pela Viana TV.
Esta iniciativa, inicialmente prevista para 04 de março, foi adiada por uma semana de forma a não colidir com as manifestações de professores, em Lisboa e Porto, convocadas posteriormente para esse dia por vários sindicatos.
A concentração de participantes fez-se em ambas as margens do rio Lima a partir das 15:30.
Pelas 16 horas, os participantes de ambos os lados caminharam para a ponte onde formaram o cordão humano.
“Este gesto simbólico representa a união de todos na defesa de uma escola pública de qualidade bem como a capacidade de se criarem ligações unindo partes separadas”, salientou a organização, em comunicado.
“Este simbolismo, para além de se poder aplicar à situação atual de divergência entre os profissionais de educação e a tutela, consubstancia também o papel da escola pública como mitigador das diferenças sociais e elemento de ligação entre todos, como elo intergeracional transmissor dos mais nobres valores sociais, como fator de coesão social das comunidades e onde todos têm lugar”, concluiu a coordenação de Viana do Castelo.
Título atualizado às 21h17 com alteração de “mais de uma centena” para “centenas”.