A Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira o lançamento do Cartão Jovem Municipal, com múltiplas vantagens oferecidas pela autarquia e por 24 empresas do concelho. O protocolo de lançamento do cartão foi assinado ontem entre a autarquia e a Movijovem, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
O Município vai disponibilizar aos portadores do Cartão Jovem Municipal 50% de desconto no Funicular de Santa Luzia; 50% de desconto nos bilhetes dos miniautocarros elétricos; 50% de desconto no PECA – Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia; 10% nos equipamentos desportivos geridos pelo Município; 10% nas entradas em Museus; e 10% nos espetáculos do Teatro Municipal e Centro Cultural de Viana do Castelo, quando o Município é o promotor.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defendeu que o Município tem apostado numa política de juventude mais efetiva, mais presente, mais cooperante com instituições locais e nacionais. “Viana do Castelo abriu, escancarou as portas à juventude”, assumiu o autarca, referindo que o Cartão Jovem Municipal era um anseio já com algum tempo.
Para o presidente da Movijovem, Nuno Coelho Chaves, a assinatura do protocolo representou um “dia feliz para a juventude e que assinala o papel da autarquia na defesa dos jovens”. Recordou que, em Portugal, existem 160 mil utilizadores do Cartão Jovem, garantindo que o Cartão Jovem Municipal procura replicar um modelo de vantagens e benefícios à realidade local, beneficiando jovens e promovendo comércio e serviços.
Os aderentes terão também acesso a benefícios, através da atribuição de descontos em comércio e serviços, em hotéis e restauração, ginásios, ourivesarias, vestuário e calçado, escolas de dança, papelarias, espaços de nutrição e beleza, entre outros.