Viana já está iluminada para a Romaria d’Agonia

Quase 10 quilómetros de ruas já estão iluminadas, em Viana do Castelo, através de 650 mil lâmpadas e com motivos e decorações alusivos às tradições do concelho e à Romaria d’Agonia.

Foram instalados ainda conteúdos de realidade aumentada acessíveis por telemóvel.

Para a festa de 2023 foi contratada a empresa Teixeira Couto, de Paredes, que além dos motivos de decoração instalou cerca de 650 mil pontos de luz de baixo consumo ao longo de 9.500 metros de via pública.

“Foram idealizados para este projeto motivos que revelam as tradições vianenses, conceito central das festividades, que encontram na cultura local uma forma de expressão e motivo de encantamento”, afirma o administrador da empresa responsável.

Na iluminação deste ano, além das principais artérias também nos pontos de entrada na cidade, pode ser “igualmente encontrada a implantação de um sistema de tecnologia de realidade aumentada”.

“Que através de aplicação móvel permite apresentar o ‘cabeçudo’ e o gigantone, possibilitando a interação e partilha de imagens nas redes sociais. São igualmente utilizados laterais com molduras alusivas ao mar, representativo da forte ligação das gentes da terra de Viana com o mar e atividade piscatória”, explica ainda.

A iluminação recorre essencialmente a lâmpadas LED, bem como uma solução RGB para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Praça da República, “criando um ambiente colorido e dinâmico”.

“Foi preconizada iluminação do tipo LED de baixo consumo e comandada por sistema horário de controlo, para gestão dos períodos de funcionamento e otimização energética”, acrescenta o responsável da empresa.

Trata-se de um regresso da empresa de Paredes à iluminação da Romaria d’Agonia.

“É para a Teixeira do Couto um enorme orgulho e sempre um desafio enriquecedor poder fazer parte deste grande evento, seja pela grandiosidade de afluência de pessoas, seja pelo destaque regional, nacional e internacional da Romaria da Senhora d’Agonia de Viana do Castelo, são todos os anos reveladoras”, diz.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x