O campeão olímpico Iúri Leitão foi ontem homenageado pela Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, freguesia onde nasceu e cresceu para se tornar um dos melhores ciclistas de pista do mundo na atualidade.
A autarquia sublinha que esta homenagem é um “reconhecimento pelo seu talento e contributo para o desporto nacional e local”, e serviu para “celebrar a trajetória de sucesso” do minhoto.
Para a Junta de Freguesia, “Iuri Leitão, que tem conquistado notável reconhecimento no panorama do ciclismo nacional e internacional, orgulha a sua terra natal com um percurso repleto de títulos”.
“Recentemente, brilhou nos Jogos Olímpicos, onde se destacou entre os melhores do mundo e levou o nome de Portugal e de Santa Marta de Portuzelo aos pódios mais prestigiados”, recorda a autarquia.
“É um privilégio para nós, enquanto comunidade, poder reconhecer o talento e o esforço de um dos nossos. O Iuri é um exemplo inspirador para todos nós, especialmente para os jovens da nossa freguesia, e merece todo o nosso reconhecimento”, declarou Nuno Ferraz, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em comunicado enviado a O MINHO.
A cerimónia incluiu diversos discursos, um momento de agradecimento a todos os que apoiaram Iuri ao longo do seu percurso e uma entrega simbólica de uma placa em homenagem à sua carreira.
” Esta celebração é um marco especial para Santa Marta de Portuzelo, que se revê no exemplo de dedicação, resiliência e espírito de sacrifício de Iuri Leitão”, conclui o autarca.
A homenagem contou com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo Luis Nobre, com o presidente do Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, padre Christopher Sousa, com o selecionador nacional de Ciclismo, Gabriel Mendes, bem como representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo do Minho, além de familiares e amigos, e dezenas de populares “que apoiaram e celebraram as conquistas deste jovem atleta ao longo dos últimos anos”.