Viana do Castelo: Morreu o monsenhor José Reis Ribeiro

Tinha 89 anos

Morreu, aos 89 anos, o monsenhor José Reis Ribeiro, informou ontem a Diocese de Viana do Castelo, assinalando o seu percurso “ímpar e inapagável de abertura e entrega”.

O funeral realiza-se sexta-feira, pelas 10:00, na igreja de Alvarães.

Segundo a Agência Ecclesia, José Maria da Costa Reis Ribeiro, nascido em 1934 e ordenado padre em 1958, era atualmente assistente da União Noelista Portuguesa, colaborador do Semanário Noticias de Viana, assistente da Cáritas Diocesana, assistente da Juventude Agrária Rural Católica (JARC) e membro do Colégio de Consultores de Viana do Castelo.

O percurso do monsenhor Reis Ribeiro foi ligado às Comunicações Sociais na Igreja católica, no início da década de 80, como diretor do Serviço de Apoio à Informação, que anos mais tarde daria origem à Agência Ecclesia.

“Em fevereiro de 1983, sob a direção de J. M. Reis Ribeiro, diretor do Secretariado-Geral do Episcopado, o boletim voltou a semanal, aparecendo com novo aspeto gráfico, novo título (Serviço de Apoio à Informação, mesma sigla SAI) e nova numeração, dando-se como edição do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja. Com o n.º 18 (16 de junho de 1973), Reis Ribeiro cedeu o lugar a Joaquim Cardozo Duarte, a trabalhar no Secretariado-Geral da CEP, o qual se manteve à frente do SAI até ao seu n.º 231 (abril de 1988)”, recorda um texto de março de 2005 da Agência Ecclesia.

A Diocese de Viana do Castelo recorda a atenção “ao mundo” e as “interrogações” que o monsenhor Reis Ribeiro acolhia.

“Que o Senhor da vida nos ajude a «estar atentos à realidade do mundo e a aceitar as suas interrogações», como o monsenhor Reis Ribeiro tão bem soube fazer”, conclui a publicação.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados