Chega exonera vereador de Vila Verde que integrou ex-autarca preso por corrupção na campanha

Escolha de ex-autarca condenado por corrupção para a Comissão de Honra
Chega exonera vereador de vila verde que integrou ex-autarca preso por corrupção na campanha

A Comissão Política Distrital de Braga do Chega exonerou a Concelhia de Vila Verde apesar de o partido ter eleito um vereador nas últimas eleições autárquicas, o único no norte do país.

O presidente da Distrital, Filipe Melo disse que a razão principal se deveu ao facto de o então cabeça de lista à Câmara, Fernando Silva (conhecido como Feitor) ter convidado o antigo presidente da Câmara, António Cerqueira para a Comissão de Honra, apesar de saber que tinha sido condenado por corrupção a uma pena de prisão efetiva.

A polémica começou depois de O MINHO noticiar que o escolhido de “Feitor” já tinha cumprido pena por esses crimes, atraindo a atenção do jornal Expresso. O semanário noticiou que André Ventura não gostou da escolha e obrigou a Distrital a ordenar a retirada do antigo autarca, depois do ‘alarido’ provocado pela notícia do nosso jornal.

“Pedimos-lhe, quer o órgão Distrital quer a Nacional, que retirasse o ex-autarca da Comissão de Honra e ele recusou-se, o que prefigura uma desobediência às orientações do partido”, explicou a O MINHO.

Chega exonera vereador de vila verde que integrou ex-autarca preso por corrupção na campanha

O MINHO contactou Fernando Silva, que não se quis pronunciar, dizendo apenas que recebeu um mail sobre o tema, mas ainda não foi notificado formalmente pelo partido.

Uma outra fonte da Concelhia adiantou que a decisão, tomada sem os militantes serem ouvidos, “é ilegal”, mas o líder distrital contraria a tese: “Os estatutos são claros. Cabe às Distritais nomear e exonerar as Concelhias. Enquanto não forem mudados, para que haja eleições locais no partido, estão em vigor pelo que a decisão que tomámos é legal”.

Para além da exoneração da Concelhia vilaverdense, a Distrital demitiu uma vogal, Maria Gabriela Cardenas, também de Vila Verde e mulher de Fernando Silva. “Insultou dois vice-presidentes no Congresso Distrital e isso é inadmissível, pelo que foi demitida”, salientou Filipe Melo.

O Chega de Braga nomeia no dia 06 de novembro os 39 delegados do distrito ao Congresso do partido, aos quais se somarão mais cinco delegados por inerência.

A lista afeta à Distrital é encabeçada por José Peixoto da Concelhia de Amares.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Grupo abb vai transformar antiga fábrica do cobre no porto em 229 novas casas

Grupo ABB vai transformar antiga fábrica do cobre no Porto em 229 novas casas

Próximo Artigo
Covid-19: incidência sobe acentuadamente em vieira do minho e ponte da barca

Covid-19: Incidência sobe acentuadamente em Vieira do Minho e Ponte da Barca

Artigos Relacionados