Seguir o O MINHO

Braga

Grupo ABB vai transformar antiga fábrica do cobre no Porto em 229 novas casas

Empresa de Braga com sede em Barcelos

em

Foto: CM Porto / Divulgação

O grupo bracarense ABB – Alexandre Barbosa Borges, que tem atualmente sede em Martim, no concelho de Barcelos, vai investir 125 milhões para transformar a antiga Companhia Portuguesa do Cobre, junto à Estação CP de Campanhã, no Porto, numa nova urbanização com comércio. São 41.962 metros quadrados de construção.

As obras decorrem há dois meses depois de, em 2017, a construtora minhota ter adquirido ao Grupo Sonae, por cinco milhões de euros, os seis hectares divididos em dez lotes da antiga empresa metalúrgica. Os planos foram agora revelados pelo diretor da área imobiliária, António Magalhães, em entrevista ao Jornal de Negócios.

Seis dos dez lotes existentes vão ser transformados em zona de habitação, com a perspectiva de serem construídas 229 casas. Os edifícios habitacionais podem ser prédios de até sete pisos acima do solo. Nos restantes lotes, situados entre a estação ferroviária e a Circunvalação, serão erguidas lojas, um supermercado, um posto de combustível e restaurantes. O restante espaço, cerca de 7.500 m2, será ocupado com espaços verdes e ecovias.

De acordo com o Negócios, a parte comercial já poderá abrir a partir de 2022, mas só em 2023 é que devem ser inauguradas as primeiras casas. O projeto deverá ficar totalmente concluído em 2025.

Populares