Há uma chuva de meteoros Oriónidas a iluminar os céus de Portugal até ao final de novembro e as noites da próxima sexta-feira e sábado serão as melhores para observar o fenómeno.
Segundo o Observátório Lago Alqueva, o pico de intensidade aconteceu entre domingo e hoje, mas esta, contudo, não foi a melhor noite para observar o evento, isto porque, “quanto mais brilhante e mais alta está a Lua, menor é o contraste no céu”. Portanto, só foram visíveis “os eventos mais luminosos”.
“Recomendamos então nas noites de 25 e 26 de outubro, a Lua já não estará presente no céu durante a hora das sessões pelo que teremos um céu mais escuro para observar o diferentes meteoros”, explica o Observatório.
O que são as Oriónidas?
Ainda de acordo com o Observatório, todos os anos, entre finais de setembro e finais de novembro o nosso planeta intercepta a órbita do Cometa 1P/Halley. Esta região está populada por vários detritos do cometa que são interceptados pela Terra. Quando entram na nossa atmosfera, com a resistência do ar aquecem e ficam incandescentes.
A designação de Oriónidas deriva do facto de que os meteoros aparentam radiar da constelação de Orion.
Quando o 1P/Halley se aproxima do Sol, a sua temperatura aumenta e o cometa começa a perder massa através da ejeção de gás, poeiras e detritos de pequenas dimensões. Alguns destes meteoróides permanecem na órbita do cometa e possuem trajetórias que interceptam a atmosfera da Terra.