No próximo sábado, vai ocorrer um eclipse solar parcial visível em Portugal.
Segundo o Planetário – Casa da Ciência de Braga, o fenómeno em Braga terá início às 09:42, atingirá o seu pico às 10:37, com cerca de 30% do Sol encoberto pela Lua, e terminará às 11:35.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um dia de céu limpo, pelo que estarão reunidas as condições para a observação do fenómeno.
O Centro Ciência Viva de Braga terá uma equipa de astrónomos a partir das 09:00 nas Sete Fontes em frente à Mãe D´Água Dr. Alvim.
A sessão será aberta a toda a comunidade, que, assim, poderá observar o evento em segurança.
A atividade é organizada em parceria com a AJG – Associação Juvenil de Gualtar e diversas outras entidades onde se incluem as freguesias de S. Vitor e Gualtar, a AGERE e o Município de Braga.
Alerta
O Centro Ciência Viva Braga alerta que “é fundamental adotar medidas de segurança ao observar o Sol durante um eclipse para evitar danos irreversíveis à visão”.
“A exposição direta aos raios solares, mesmo durante um eclipse parcial, pode causar lesões graves na retina, conhecidas como retinopatia solar, que podem levar à perda permanente da visão”, salienta.
E por isso deixa as seguintes recomendações:
- Óculos de proteção certificados: Utilize óculos específicos para observação solar que cumpram a norma ISO 12312-2. Estes óculos bloqueiam 99,99% da luz solar e protegem eficazmente os olhos;
- Filtros solares para equipamentos óticos: Se pretender usar binóculos, máquinas fotográficas ou telescópios, assegure-se de que estão sempre equipados com filtros solares adequados. A observação através destes dispositivos sem a devida proteção é ainda mais perigosa;
- Métodos de projeção indireta: Alternativamente, pode projetar a imagem do Sol numa superfície branca utilizando um orifício pequeno (pinhole) ou outros dispositivos de projeção, permitindo a observação do eclipse sem olhar diretamente para o Sol. Para isso bastará um furo com uma agulha numa folha A4 que depois projecta-se a imagem numa superfície lisa;
Nunca deve utilizar métodos caseiros ou não certificados, como óculos de sol comuns, filmes fotográficos, CDs ou radiografias, pois não oferecem a proteção necessária contra a radiação solar e causam danos na visão. Lembre-se de que a segurança deve ser a prioridade ao desfrutar deste fenómeno astronómico.