Vem aí onda de calor. Minho vai chegar aos 34 graus

Praia Fluvial da Queimadela, Fafe. Foto: Ivo Borges / O MINHO / Arquivo

O início de outubro traz sabor a verão. Se as temperaturas já estão acima do que é habitual para esta época do ano, ainda vão subir mais no fim de semana. Em Braga e em regiões mais interiores do Alto Minho os termómetros deverão chegar aos 34 graus. A onda de calor deverá manter-se na próxima semana.

A definição técnica de “onda de calor” é quando, em seis dias consecutivos, são registados valores de temperatura pelo menos cinco graus acima da média para a altura do ano. Segundo Pedro Sousa, meteorologista do IPMA, é provável que tal venha a ser confirmado nos próximos dias, em várias zonas do país, incluindo o Minho.

“Existe essa possibilidade, uma vez que as temperaturas já estão neste momento acima da média para a altura do ano, ainda vão subir mais e esse padrão deverá persistir durante uns dias”, desenvolve o especialista em declarações a O MINHO.

Segundo as previsões do IPMA, Braga chegará aos 34 graus no domingo, bem como zonas interiores do Alto Minho, como Monção ou Ponte de Lima. Viana do Castelo, já habitualmente mais fresca, não passará dos 28ºC.

Fonte: IPMA

“Em Viana do Castelo capital de distrito será sempre mais difícil [registar-se oficialmente a onda de calor] porque junto ao litoral não será tão fácil manter essa sequência [de seis dias seguidos com temperaturas acima do normal], mas no interior do distrito poderá perfeitamente ser viável, assim como em Braga”, aponta Pedro Sousa.

A vaga de calor poderá ser confirmada nos primeiros dias de outubro.

Crista anticiclónica

O tempo quente e seco destes dias deve-se a “uma crista anticiclónica muito intensa sobre a Europa ocidental”.

E a perspetiva é de que assim continue durante a próxima semana. “A tendência dos modelos aponta para que possa haver uma ligeira quebra no Norte ou no Litoral Norte a meio da semana, mas não é um sinal de quebra muito significativa. Na verdade, o sinal mais marcante é que existe a possibilidade razoável de este padrão de tempo quente e seco se prolongar por uns bons dias”, conclui Pedro Sousa.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Governo propõe aumentos de 52 euros ou 2% na função pública em 2024, diz Frente Comum

Próximo Artigo

Olhos postos no céu. Há mais uma super Lua para ver (e é a última do ano)

Artigos Relacionados
x