Os distritos de Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo entre o final da tarde de hoje e a madrugada de quarta-feira devido à previsão de chuva forte e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso estará em vigor entre as 18:00 desta terça-feira e as 03:00 de amanhã.
O IPMA prevê “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”.
De resto, todos os distritos do Norte estão sob aviso amarelo, enquanto os do Centro e Sul estão sob aviso laranja.
Em causa está a depressão pós-tropical ex-Lueslie que, segundo o IPMA, “está associada uma massa de ar quente, muito húmido e instável, e que se encontra em deslocamento para leste em direção ao território do continente, deverá começar a ter impacto significativo sobre o estado do tempo a partir da tarde de dia 15 [hoje] e durante a madrugada de dia 16 [quarta-feira]”.
“Assim, é esperado um agravamento do tempo, inicialmente nas regiões do Centro e Sul, onde estão reunidos ingredientes favoráveis à ocorrência de precipitação persistente e localmente forte, ocasionalmente acompanhada de trovoadas, que com o deslocamento gradual da depressão para norte no final de dia 15, se poderá estender igualmente à região Norte, em particular ao interior no final do dia”, explica o IPMA.
E acrescenta: “Embora seja provável um maior impacto da precipitação nas regiões do Centro e Sul, é de salientar que existe um elevado grau de incerteza na localização dos valores mais elevados de precipitação”.
O IPMA prevê, igualmente, um “aumento considerável da intensidade do vento do quadrante sul, em particular nas regiões do Centro e Sul, nomeadamente no litoral, onde soprará por vezes forte, e principalmente nas terras altas, onde as rajadas serão da ordem de 70 km/h”.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.