A depressão Hermínia vai afetar o continente a partir da madrugada de domingo, estando prevista chuva, vento e até neve na região do Minho, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto prevê queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde de segunda-feira, a cotas a partir dos 800 metros.
“Será previsível a emissão de avisos de neve válidos a partir de segunda-feira, dia 27”, nota o IPMA.
Em comunicado, o IPMA refere que um “novo sistema frontal associado à depressão Hermínia deverá afetar a região norte a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, 26 para 27”.
A partir do fim da tarde de hoje, o vento vai aumentar de intensidade soprando forte do quadrante sul, com rajadas até 80 km/h no litoral da região Norte, agravando-se também a chuva até ao início da manhã.
A partir da madrugada de domingo a chuva persistente volta a atingir o Minho, com o vento novamente a rodar para sul, com rajadas até 80 km/h.
“A chuva e o vento aumentam de intensidade nas regiões do Centro e do Sul a partir da tarde, persistindo para segunda feira”, lê-se no comunicado do IPMA.
A agitação marítima forte, que se faz sentir na região do Minho, com ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa, diminuindo temporariamente a partir do fim da tarde de sábado.
A partir da manhã de domingo a agitação marítima volta a aumentar, atingindo cinco a seis metros na costa ocidental a partir da tarde de domingo e na segunda-feira, podendo a altura máxima atingir os onze metros.
Como O MINHO noticiou, os distritos de Braga e Viana do Castelo estão, entre as 18:00 desta sexta-feira e as 03:00 de sábado, sob aviso amarelo devido à chuva intensa e vento forte.