Seguir o O MINHO

Braga

“Variações” foi o filme mais visto nos cinemas de Portugal no fim de semana

Filme inspirado na vida de António Variações

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O filme “Variações” foi o filme mais visto nos cinemas de Portugal no último fim de semana. O título ficou à frente de “Assalto ao Poder”, com Gerard Butler e Morgan Freeman, e “Era Uma Vez em… Hollywood”, com Leonardo DiCaprio e Brad Pitt.

Entre quinta-feira, dia da estreia, e domingo, o filme realizado por João Maia foi visto por 49.005 pessoas em 824 sessões, além de uma receita bruta de quase 272 mil euros, segundo dados fornecidos pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Este número é superior ao de qualquer outro filme de produção portuguesa estreado este ano.

“Variações” é a melhor estreia de um filme português desde 2015, quando “O Pátio das Cantigas” levou 80.973 pessoas às salas de cinema.

O filme é inspirado na vida do barbeiro minhoto António Joaquim Rodrigues Ribeiro, que desejou viver da música e que em Lisboa se transformou em António Variações, marcando a música portuguesa a partir dos anos 1980.

António Variações nasceu em 1944 em Fiscal, no concelho de Amares, que acolheu na segunda-feira a antestreia de “Variações”.

O filme é protagonizado pelo ator Sérgio Praia que, além da interpretação física do músico, também canta todas as canções, recriando as sessões de composição e gravação embrionária dos temas em várias cassetes – sozinho em casa com um gravador e uma caixa de ritmos – até à primeira atuação de Variações, na discoteca Trumps, em Lisboa, em 1981.

Populares