A Câmara de Valença está a ampliar e a requalificar a rede de “estradões florestais”, numa extensão de cerca de 40km, nos pontos mais sensíveis do concelho, foi hoje anunciado.
A área em intervenção abrange as freguesias de Sanfins, Friestas, Verdoejo e Ganfei. De acordo com um comunicado da autarquia, “uma máquina bulldozer auxilia as equipas dos Sapadores Florestais do Município e dos Bombeiros Voluntários, em estreita colaboração no terreno, na execução dos trabalhos”.
“A preparação da rede viária florestal enquadra-se nos trabalhos de prevenção dos fogos florestais que, ao longo do ano, tem mobilizado as equipas municipais e parceiros por todo o concelho”, detalha a Câmara de Valença.
Está ainda agendada a manutenção e preparação dos 10 pontos de água do concelho considerados “vitais para o apoio aos meios de combate aos incêndios”.
“A Câmara Municipal tem, também, em execução o programa de Condomínios de Aldeia, com a criação de faixas de limpeza florestal nos pontos mais sensíveis do concelho”, lembra a autarquia.
Na Quinta de Sanfins “uma intervenção de limpeza na área florestal, bem como nos passadiços. Intervenções de limpeza que nos últimos meses têm decorrido um pouco por todo o concelho”.
Aguarda-se ainda a “colocação de sinalética florestal essencial para uma melhor orientação da ação das equipas no terreno quando necessário”.