Valença cria mais 40km de estrada no monte para travar incêndios

Rede viária florestal
Foto: CM Valença

A Câmara de Valença está a ampliar e a requalificar a rede de “estradões florestais”, numa extensão de cerca de 40km, nos pontos mais sensíveis do concelho, foi hoje anunciado.

A área em intervenção abrange as freguesias de Sanfins, Friestas, Verdoejo e Ganfei. De acordo com um comunicado da autarquia, “uma máquina bulldozer auxilia as equipas dos Sapadores Florestais do Município e dos Bombeiros Voluntários, em estreita colaboração no terreno, na execução dos trabalhos”.

“A preparação da rede viária florestal enquadra-se nos trabalhos de prevenção dos fogos florestais que, ao longo do ano, tem mobilizado as equipas municipais e parceiros por todo o concelho”, detalha a Câmara de Valença.

Está ainda agendada a manutenção e preparação dos 10 pontos de água do concelho considerados “vitais para o apoio aos meios de combate aos incêndios”.

“A Câmara Municipal tem, também, em execução o programa de Condomínios de Aldeia, com a criação de faixas de limpeza florestal nos pontos mais sensíveis do concelho”, lembra a autarquia.

Na Quinta de Sanfins “uma intervenção de limpeza na área florestal, bem como nos passadiços. Intervenções de limpeza que nos últimos meses têm decorrido um pouco por todo o concelho”.

Aguarda-se ainda a “colocação de sinalética florestal essencial para uma melhor orientação da ação das equipas no terreno quando necessário”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Rui Rocha diz que partido vai sair mais reforçado após a reunião magna

Próximo Artigo

Incêndio numa das mansões mais caras do Minho

Artigos Relacionados
x