O executivo municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou na última reunião ordinária o procedimento para o lançamento do concurso público de construção da Escola Básica e Jardim de Infância de Brufe, empreitada com um preço base de 2,9 milhões de euros, foi hoje divulgado pela autarquia.
A futura escola, a ser construída na Rua dos Tanques, junto ao atual edifício da Junta de Freguesia, vai agregar num só espaço os atuais três edifícios escolares da freguesia – a Escola Básica de Carvalhos, a Escola Básica de Lagarinhos e o Jardim de Infância de Brufe.
“É mais um investimento no parque escolar, que claramente vai melhorar a oferta e qualidade educativa, construindo um edifício novo, num espaço central para o qual temos pensados outros investimentos que vão enriquecer e dar uma nova centralidade à freguesia”, assinalou o presidente de Câmara no final da reunião do executivo municipal, citado em comunicado.
Acrescentou ainda que “há muito que a freguesia ansiava por um novo edifício escolar que agregasse as escolas que estão espalhadas por outros edifícios”.
A obra foi objeto de candidatura aprovada no âmbito do Portugal 2030 e estará preparada para receber cerca de 150 alunos, num “edifício moderno e adaptado aos novos desafios educativos, numa ótica de sustentabilidade ambiental, conforto e funcionalidade”.
O projeto prevê a construção de um edifício com duas salas destinadas ao ensino pré-escolar, quatro salas para o ensino básico, biblioteca, refeitório, sala de professores, átrios e áreas técnicas.
No espaço exterior está prevista a construção de um campo de jogos, espaço de recreio, horta e espaços ajardinados.
“O projeto vai além da simples construção de um edifício com salas de aula. Foram acrescentadas mais valências, nomeadamente espaços que são cada vez mais necessários para um projeto educativo de qualidade”, explicou ainda o autarca.
A obra vai ficar enquadrada numa área de terreno para onde o Município tem também prevista a implantação do futuro parque de lazer da freguesia.
A empreitada da futura Escola Básica e Jardim de Infância de Brufe terá um prazo de execução de 480 dias.