Joana Barros, ex-aluna da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na área científica da Economia, foi destacada na plataforma HackerNoon, incluída num grupo de seis mulheres, empreendedoras (futured), que “estão a liderar a transformação em áreas cruciais, para o futuro da sociedade digital”.
No contexto do Dia Internacional da Mulher, a plataforma, fundada em 2016, publicou um artigo da autoria de David Smooke, onde se distingue e reconhece, especificamente, as contribuições de Alicia Kao, Catherine Daly Nelly Cornejo, Chi Zhang, Maly Ly e Joana Barros.
David Smooke enfatiza ainda, que estas empreendedoras, por se destacarem nestes setores tradicionalmente dominados por homens, afirmaram lideranças transformadoras de projetos inovadores, inclusivos e disruptivos, e com base na sua experiência, investigação e conhecimento, estão a desenvolver soluções relevantes no processo da transição digital, nos mais diversos setores e latitudes”.
Na liderança de ‘startups’ – acrescenta o autor – “que desafiam o status quo e trazem ideias frescas para o mercado. Na inteligência Artificial (IA), para resolver problemas complexos e melhorar a vida das pessoas de forma segura e ética, focados na sua perspetiva utilitária, e na conectividade global”.
Economia digital
Atuam, ainda, “nas Criptomoedas e Blockchain, através do desenvolvimento e adoção destas tecnologias, que suportam a economia digital. Na construção de espaços online que promovem a colaboração, o apoio mútuo e o sentido de comunidade, garantindo que as tecnologias sejam cada vez mais acessíveis a todos, independentemente das suas capacidades ou circunstâncias”.
Através do seu trabalho, “estas mulheres empreendedoras estão a promover um ambiente mais equitativo e acolhedor para as comunidades digitais em todo o mundo, demonstrando que a diversidade e a inclusão são os motores essenciais para a inovação, o empreendedorismo e a transição digital”. Conquistas, que na perspetiva de David Smooke, inspiram outras mulheres a seguir os seus passos e a moldar o futuro da tecnologia.
Diretora de Marketing
Com Especialização em Marketing Digital, pela Católica Business School de Lisboa, Joana Barros é uma jovem empreendedora, com mais de dez anos de experiência em Blockchain e Web3.
Atualmente é diretora de Marketing na My Neighbor Alice (Web3 Gaming) e, desde 2023, está a promover uma comunidade de valorização de ativos digitais, através de NFTs.
Exerceu, ainda, funções na Microsoft, na Ungap Education ED-TEC startup (co-fundadora), Exeedme Labs (Web3 Gaming), ProprHome (Web3 PropTech). Um percurso profissional na área das comunidades digitais inclusivas e acessíveis, que esteve na base desta distinção da HackerNoon.
O seu curriculum já é vasto: Co-autora do livro “O Poder da Web3 e do Metaverso para as Empresas do Futuro.” Almedina 2024. Melhor Campanha de Marketing do Ano, pela Fintech Hoiuse. Professora de Web3 Community Building na One Month PM; Palestrante Convidada, da Startup Madeira, UMinho, NOVA, IPMA, IPAM; Rookie do Ano Microsoft – 2017; Microsoft Academy College Hire 2015.