A Universidade do Minho acolheu pela primeira vez uma reunião do Comité de Direção e do Conselho de Vice-Reitores da Aliança Europeia Universitária Arqus. A iniciativa decorreu esta quinta e sexta-feira, no campus de Couros, em Guimarães.
Em comunicado, a UMinho refere que o primeiro dia foi dedicado a uma reflexão geral sobre trabalho realizado, com os contributos e as novidades trazidos pela direção, pelos representantes das oito academias parceiras, pelo conselho estudantil e pelos conselhos das várias Linhas de Ação.
“Discutiu-se também a política linguística, a renovação do acordo de mobilidade aberta até 2028 e o estado dos projetos Arqus II, Arqus R&I, WIDARE, EDLab e Cyberactioning. Por fim, debateu-se a implementação de diversas diretrizes e a revisão das estruturas de governo da Arqus”, prossegue o comunicado.
Por sua vez, o segundo dia “foi dedicado à análise da dimensão global desta Aliança e na sua cooperação com outros parceiros, bem como do fluxo interno de informações entre os diferentes órgãos da Aliança”.
A abertura contou com intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da coordenadora da Arqus, Dorothy Kelly, da Universidade de Granada (Espanha).
Financiada pelo Programa Erasmus+ e pelo Programa Horizonte 2020 da UE desde 2018, a Arqus é coordenada pela Universidade de Granada e inclui as universidades de Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon (França), Maynooth (Irlanda), Minho (Portugal), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e Wroclaw (Polónia). O site oficial é www.arqus-alliance.eu.