Universidade do Minho reflete sobre cidadania e dignidade pessoal

Universidade do minho reflete sobre cidadania e dignidade pessoal

A Comissão de Ética da Universidade do Minho (CEUM) organiza esta sexta-feira, dia 7, às 15:00 horas, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga, o fórum “Cidadania e Dignidade Pessoal”. Serão debatidos temas como a prevenção do bullying e da violência em contexto universitário, entre outros. A entrada é livre.

O evento inicia com as intervenções do reitor António Cunha e do presidente da CEUM, Licínio Chainho Pereira, que vai apresentar o tema desta quarta edição do fórum. Segue-se a palestra “Dignidade, diversidade e tolerância no campus”, proferida por João Cardoso Rosas, presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas. Pelas 15:45 horas é a vez de Helena Sousa, presidente do Instituto de Ciências Sociais, relacionar a questão da dignidade e da comunicação, realçando os paradoxos e desafios do mundo digital. Destaca-se, ainda, a exposição do tema “Estratégias de prevenção da violência e do bullying no campus”, a cargo de Beatriz Pereira, professora do Instituto de Educação e uma das principias especialistas da área no país.

A partir das 16;15 horas decorre um debate alargado, com moderação dos presidentes das subcomissões de Ética para as Ciências da Vida e da Saúde e para as Ciências Sociais e Humanas, Cecília Leão e Paulo Machado, respetivamente, além de Bruno Alcaide, presidente da Associação Académica da UMinho. A iniciativa encerra uma hora depois com o discurso da vice-reitora para a Qualidade e Avaliação, Graciete Dias.

O fórum tem como objetivo promover a análise e a reflexão com os docentes/investigadores, estudantes e pessoal não docente e não investigador sobre o papel da ética na UMinho, com especial enfoque na promoção de condutas éticas nos projetos e atividades de interação da universidade com a sociedade. Pretende-se igualmente esclarecer os interessados sobre o funcionamento e a missão das Subcomissões de Ética da CEUM.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Encontrada criança de 18 meses que estava desaparecida desde ontem

Encontrada criança de 18 meses que estava desaparecida desde ontem

Próximo Artigo
Cdu denuncia falta de condições para feirantes em braga

CDU denuncia falta de condições para feirantes em Braga

Artigos Relacionados