A União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto, através de João Pires, presidente do executivo, apresentou, em sede de assembleia de freguesia, o portal “e-freguesias”. O autarca salientou que a União de Freguesias aderiu ao projeto e vem acompanhando todas as fases da sua implementação. Para além de aguardar a instalação do respetivo software nos equipamentos já disponibilizados, já houve a participação daquela autarquia local em ações de formação a cargo da empresa que vai gerir todo o processo.
O projeto “e-freguesias” é o resultado do processo de modernização administrativa das freguesias, promovido pela ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), desenvolvido na sequência de candidatura apresentada ao SAMA (Sistema de Apoio à Modernização Administrativa) e à DGAL (Direcção Geral da Administração Local) com um financiamento a cem por cento.
“A iniciativa persegue objetivos de modernidade, transparência, redução de custos e simplificação de processos recorrendo às tecnologias de informação e comunicação (TIC), pormenorizando o objetivo da sua utilização, através da internet e com equipamento cedido, nas suas áreas dirigidas a públicos distintos, nomeadamente a Plataforma de Serviços Partilhados, Plataforma de Gestão Documental e Atendimento Digital Assistido”, afirma a União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto.