UMinho vai lançar minifoguete experimental a partir de Famalicão

Lançamento agendado para sexta-feira, Dia da Europa
Foto: UMinho

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) vai lançar, na sexta-feira, um minifoguete experimental, com 1,20 metros, que inova na propulsão sólida e no sistema de eletrónica e sensores da direção do voo, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a UMinho refere que o minifoguete vai descolar pelas 15:00, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.

Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa, professores responsáveis, junto ao minifoguete. Foto: UMinho

“O motor do foguete usa uma formulação específica de propelente, composta por um oxidante, um combustível e uma carga retardadora, otimizando a combustão, melhorando o desempenho do sistema e gerando o impulso necessário para assegurar a descolagem e o controlo de altitude de voo”, explica Joaquim Carneiro, do Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho.

O projeto é coordenado pelos docentes Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa e pelo investigador Iran Rocha Segundo. Os alunos envolvidos são Bianca Marcelo e Leandro de Freitas, da licenciatura em Física, Orlando Lima e Nathalia Hammes, do doutoramento em Física, todos da UMinho, e José Cardoso, do curso técnico de Eletrónica, Automação e Comando da Escola Profissional CIOR, em Famalicão.

Foi construída uma célula de carga de baixo custo, para medir o impulso total da câmara de combustão e a força propulsora máxima do motor.

O foguete subirá até um ponto máximo, antes de regressar à terra devido à gravidade.

Segundo o comunicado, a implementação desta iniciativa surge numa fase de “crescente investimento europeu” ao nível da investigação e tecnologia espacial, com aplicações que vão desde a colocação de satélites em órbita até à defesa e soberania nacional.

“Lançarmos este foguete no Dia da Europa tem um simbolismo especial e reafirma também o compromisso da UMinho com o desenvolvimento e a inovação, contribuindo para os avanços no setor aeroespacial em Portugal e além-fronteiras”, sublinha Joaquim Carneiro.

Paralelamente, a equipa do projeto encontra-se na fase final da constituição da Associação Luso-Brasileira de Mecânica Orbital e Sistemas de Propulsão.

A futura entidade pretende reforçar a cooperação científico-tecnológica nesta área entre Portugal e Brasil, tendo já o apoio da Força Aérea Brasileira e de várias partes interessadas dos dois países.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados