Seguir o O MINHO

Braga

Universidade do Minho recebe a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo do Governo

Pelos “serviços prestados em prol do desporto universitário”

em

Foto: Divulgação / Arquivo

A Universidade do Minho (UMinho) vai receber, terça-feira, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelos “serviços prestados pela instituição em prol do desporto universitário”, entregue pelo ministro com a tutela do Desporto, anunciou hoje aquela instituição.

Em declarações à Lusa, o ministro Tiago Brandão Rodrigues explicou que a distinção “pretende reconhecer a UMinho pela forma que a instituição tem entendido que o Desporto é também um dos seus importantes porta-estandarte, assim como a Ciência e Tecnologia, a Cultura e todos os cidadãos que acaba por formar”.

A Medalha de Honra ao Mérito Desportivo destina-se a “galardoar individualidades e coletividades nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em prol do desporto nacional e pela continuidade ou repetição de ações ou factos relevantes, prestigiando o desporto nacional e o nome do país”, esclarece em comunicado enviado à Lusa pela UMinho.

Segundo a instituição minhota, “UMinho foi pioneira na regulamentação do Estatuto de Estudante Atleta, contribuindo para que inúmeros estudantes conciliassem a atividade desportiva universitária e de alto rendimento com o seu percurso académico”.

Na nota, a academia salienta os “13 eventos internacionais organizados nos últimos 20 anos – em 2021, será a vez de Guimarães receber o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol – e as mais de 660 medalhas nacionais e 37 internacionais conquistadas nos últimos cinco anos”.

“A UMinho tem deixado marcas no país e em todo o mundo”.

“Tudo isto acaba por fazer cm que e a UMinho se tenha concretizado numa extraordinária plataforma para edificar e sustentar o verdadeiro legado sobre qual alguém um dia nos predirá contas, saber se o desporto como pratica cidadã, sustentada e estruturada, deixa verdadeiramente marcas no futuro das populações”.

Alunos de 28 universidades coloriram ruas de Braga na abertura do Europeu Universitário de Futsal

O galardão vai ser entregue na cerimónia de encerramento do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, uma competição que envolveu, ao longo da última semana, 28 equipas provenientes de 12 países.

Anúncio

Braga

35 anos depois da morte, Amares atribui medalha de ouro a António Variações

Medalha de Mérito Municipal

em

Homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Os familiares de António Ribeiro (Variações) receberam, este sábado, a Medalha de Mérito Municipal – grau de ouro – da Câmara de Amares, numa homenagem a título póstumo ao malogrado artista natural da freguesia de Fiscal.

Medalha grau de ouro. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Cerimónia de homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Presidente da câmara entrega medalha, a título póstumo, a irmão de António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A homenagem decorreu esta noite, no Mosteiro de Santo André, em Rendufe, naquele concelho, juntando familiares e conhecidos do cantor, que faria 75 anos se fosse vivo.

O evento contou com um recital de música de câmara, protagonizado pelo Flexus Trio, com Ana Sofia Matos (clarinete), Maria Isabel Mendonça (piano) e Mariana Morais (Viola d’ arco).

Recital durante homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Recital durante homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Durante o recital, esteve exposta a obra Variações, em resina cristal, da autoria de Rueffa, artista plástica, que fez uma breve apresentação no intervalo do recital.

Rueffa apresentou a obra de homenagem a Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

Obra de Rueffa. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A homenagem foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Amares em articulação com a Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018-2020), Junta de Freguesia de Rendufe e a Paróquia de Rendufe (Santo André).

Homenagem a António Variações. Foto: Luís Ribeiro / O MINHO

A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações, criada em outubro de 2018 e que encerraria a sua missão em novembro, irá prolongar os seus trabalhos até dezembro de 2020.

Continuar a ler

Braga

Carro da Securitas galga passeio e embate contra poste em Braga

Ocupantes recusaram transporte hospitalar

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um carro da empresa Securitas Direct sofreu um despiste, ao início da noite deste sábado, na Avenida João Paulo II, no sentido Póvoa de Lanhoso – Braga, depois da rotunda da Rodovia, na cidade de Braga.

Foram acionados os Bombeiros Sapadores de Braga com um veículo de desencarceramento e uma ambulância.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A viatura entrou em despiste e ficou entalada entre um muro e um poste de iluminação pública, em cima do passeio.

Os dois ocupantes saíram pelos próprios meios e recusaram transporte hospitalar. Os bombeiros acabaram por desligar alguns componentes tecnológicos do carro.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um agente do destacamento de trânsito da PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Braga

Sapadores de Braga resgatam três trotinetas no rio Este

Foram deixadas numa rua próxima

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Os Bombeiros Sapadores de Braga foram chamados, ao início da tarde deste sábado, para retirar três trotinetas do rio Este, por baixo da rua Bernardo Sequeira.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

As trotinetas, da empresa Circ, já estariam há algum tempo debaixo da ponte, até serem avistadas durante este sábado.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Como não conseguiram contactar a empresa, os bombeiros deixaram as trotinetas numa rua próxima.

Braga: Trotinetas vieram para ficar e vão chegar ao interior da UMinho

A PSP tomou conta da ocorrência

Continuar a ler

Populares