UMinho integra Aliança de Universidade Europeias

Liderada pela Universidade de Lille (França), a Aliança integra, para além da UMinho, as universidades de Malmö (Suécia), Roma Tre (Itália), Babeş-Bolyai (Roménia), Mykolas Romeris (Lituânia) e Wroclaw (Polónia)
Uminho integra aliança de universidade europeias
Foto: Divulgação / UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) é uma das sete instituições envolvidas na criação de uma Aliança de Universidades Europeias, em resposta à nova call “European Universities”, do programa Erasmus+, anunciou hoje a academia minhota.

“O consórcio, intitulado InclusU, propõe-se desenvolver projetos de ensino, investigação e interação com a sociedade em torno das temáticas da inclusão e da promoção da cidadania ativa”, refere aquela universidade em comunicado enviado a O MINHO.

Liderada pela Universidade de Lille (França), a Aliança integra, para além da UMinho, as universidades de Malmö (Suécia), Roma Tre (Itália), Babeş-Bolyai (Roménia), Mykolas Romeris (Lituânia) e Wroclaw (Polónia).

“É inegável que a União Europeia está a atravessar um período de enormes desafios sociais, económicos, políticos e culturais. As universidades têm um papel essencial na resposta a estes desafios, cabendo-lhes envolver-se ativamente na construção de sociedades mais inclusivas, mais abertas e mais desenvolvidas”, afirma o reitor Rui Vieira de Castro, citado no texto.

Partilhando valores europeus, as sete instituições parceiras desenvolveram um projeto que integra múltiplas iniciativas que visam aumentar o seu impacto na sociedade e na economia, reforçar o Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES) e contribuir decisivamente para a construção da União Europeia.

A Aliança foi apresentada no primeiro Meeting for Inclusive Universities in Europe, realizado em 20 de fevereiro, em Bruxelas, Bélgica, no qual participaram reitores, vice-reitores e diretores de serviços de relações internacionais das universidade do consórcio. Em representação da UMinho estiveram presentes o reitor Rui Vieira de Castro e a pró-reitora para a Internacionalização Carla Martins.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sc braga ganha e isola-se na frente do grupo no mundialito de futebol de praia

SC Braga ganha e isola-se na frente do grupo no mundialito de futebol de praia

Próximo Artigo
Pr admite promulgar diploma para repor parte do tempo de serviço de professores

PR admite promulgar diploma para repor parte do tempo de serviço de professores

Artigos Relacionados