Connect with us

Turismo Porto e Norte lança roteiro com mais de 300 romarias

Braga

Turismo Porto e Norte lança roteiro com mais de 300 romarias

Em Braga.

Um roteiro com as mais de 300 festas e romarias que o destino Porto e Norte de Portugal tem no seu calendário anual vai ser lançado na quinta-feira, em Braga, para promover um produto turístico “cada vez mais procurado”.

Em comunicado, a Turismo do Porto e Norte de Portugal, promotora da iniciativa, adiantou que se trata de um roteiro com quase cem páginas onde são descritas as principais festas e romarias dos 86 municípios que integram aquela entidade regional.

Segundo aquela estrutura, as festividades integradas na brochura, a apresentar publicamente na quinta-feira, às 15:00, na Casa dos Crivos, decorrem ao longo do ano, sobretudo nos meses de verão, e “são cada vez mais motivo de visitação ao território”.

“Ao longo do ano o culto e a celebração popular atraem fervorosos peregrinos, em busca de milagres e cumprindo promessas, mas cada vez mais atraem os turistas movidos pelo eco das tradições, curiosos pelos lugares sacralizados do Norte, onde acorrem aos milhares. Visitam os nossos templos, maravilham-se com o colorido das iluminações, partilham da nossa alegria, saboreiam as iguarias de uma especial gastronomia, ouvem cantares ao desafio, porque as nossas festas são únicas”, adiantou o presidente da entidade regional, Melchior Moreira, citado naquela nota.

A apresentação do roteiro, que vai contar com a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, acontece a dias do início de uma das maiores romarias daquele concelho, e das mais antigas do Minho.

Trata-se da romaria de Santa Marta da Falperra, a segunda maior festividade de Braga, logo a seguir ao São João, que vai decorrer entre os dias 28 e 29 de julho.

Para Ricardo Rio, citado no comunicado, trata-se de uma romaria que “congrega o sagrado, o tradicional e o profano é já uma festividade que desperta atenções e recebe cada vez mais visitantes”.

Após a apresentação, a brochura estará disponível na internet ou nas lojas interativas de entidade regional espalhadas pela região Norte, incluindo a loja interativa do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e na de Santiago de Compostela, na Galiza.

Mais em Braga

Bitnami