A trovoada que já se faz ouvir nesta sexta-feira, resultante de células convectivas do acumulado de massas de ar, vai repetir-se durante os próximos dias, muito provavelmente até ao sábado da próxima semana, de acordo com as previsões do modelo europeu.
Pelo menos até segunda-feira, dia em que poderá haver uma acalmia, todas as tardes no Minho vão ter registo de trovoada e aguaceiros fortes, bem como possibilidade de queda de granizo.
Esta instabilidade está a ser provocada pelas células que se vão formando esporadicamente e que nem sempre se deslocam, podendo incidir a sua precipitação e atividade energética sobre uma só localidade enquanto no concelho ao lado não chove.
Recorde-se que o Minho está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, trovoada e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Braga, Viana do Castelo estão sob aviso amarelo entre as 13:00 e as 22:00 de hoje e entre as 13:00 e as 22:00 de sábado devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, queda de granizo e de rajadas fortes de vento.
O IPMA estendeu o aviso amarelo por causa da chuva e trovoada entre as 13:00 e as 22:00 de sábado para os distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Leiria Aveiro e Lisboa.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.