A trovoada prevista para este domingo já se faz ouvir na região do Minho, nomeadamente nos concelhos mais próximos do litoral.
De acordo com o mapa de descargas elétricas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, entre as 14:30 e as 15:00 horas deste domingo já foram registadas várias descargas, todas positivas (as mais intensas), em Famalicão, junto à costa de Esposende e também na região de Basto.
Há ainda registo de atividade elétrica ao longo da costa litoral, nos concelhos do Porto e Aveiro e também na Galiza.
Como O MINHO noticiou, os distritos de Braga e de Viana do Castelo já se encontram sob aviso amarelo desde as 06:00 horas deste domingo, por causa da chuva forte e possibilidade de granizo e trovoada. O aviso dura até à meia-noite.
Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para toda a região Norte é esperado céu muito nublado com “períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde, que poderão ser por vezes fortes, e no final do dia, ocasionalmente sob a forma de granizo”.
Há ainda possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia.
O IPMA avisa que estão também reunidas “condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
O vento soprará moderado (20 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral, com rajadas até 90 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 100 km/h, rodando para o quadrante oeste no final do dia.
É ainda esperada uma pequena subida da temperatura mínima.