Tribunal multa Trump por procurar “vingança” política em queixa judicial

EUA
Tribunal multa trump por procurar "vingança" política em queixa judicial

Um juiz federal dos EUA condenou o ex-Presidente Donald Trump a pagar uma multa de quase um milhão de dólares, alegando motivações meramente políticas numa ação judicial que este moveu contra rivais políticos, incluindo Hillary Clinton.

Na ação judicial que o ex-Presidente Republicano apresentou contra vários adversários políticos, incluindo a ex-secretária de Estado e ex-candidata presidencial Hillary Clinton, Trump acusava-os de terem tentado prejudicar a sua reputação ao envolverem-se diretamente na investigação sobre a interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016.

Na decisão agora conhecida, o juiz Donald Middlebrooks, de um tribunal de West Palm Beach (Florida), repreende o ex-Presidente, obrigando-o, assim como à sua advogada Alina Habba, ao pagamento de 938 mil dólares (cerca de 865 mil euros) ao total de 18 réus no processo.

“Este caso nunca deveria ter sido admitido”, disse o juiz Donald M. Middlebrooks no documento de 46 páginas.

“A sua inadequação como reivindicação legal ficou aparente desde o início. Nenhum advogado razoável teria levantado o assunto. Destinado a um propósito político, nenhuma das acusações na queixa estabeleceu uma reivindicação legal entendível”, acrescentou o juiz, que já tinha indeferido o processo em setembro passado.

“Trump é um litigante prolífico e sofisticado que repetidamente usa os tribunais para se vingar dos seus opositores políticos”, explica a decisão do juiz, divulgada na quinta-feira.

O juiz considera ainda que Donald Trump foi “o mentor do abuso estratégico do processo judicial e não pode ser visto como um litigante que seguiu cegamente o conselho de um advogado”.

Assim, o juiz decidiu a favor de uma ação apresentada em outubro passado pelos advogados de Hillary Clinton, que pediram ao tribunal que impusesse “sanções contra o autor (Trump) e a sua advogada por honorários advocatícios, custas e outras compensações que o tribunal considerar justas”.

Trump processara Clinton por alegadamente conspirar com altos funcionários da agência de segurança FBI.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Compensação pelas despesas adicionais no teletrabalho tem de estar justificada para não pagar irs

Compensação pelas despesas adicionais no teletrabalho tem de estar justificada para não pagar IRS

Próximo Artigo
Portugal vai enviar mais 14 viaturas blindadas e oito geradores elétricos para a ucrânia

Portugal vai enviar mais 14 viaturas blindadas e oito geradores elétricos para a Ucrânia

Artigos Relacionados