Uma nova variante da covid-19 denominada Nimbus (NB.1.8.1), poderá provocar uma nova vaga de infeções nas próximas semanas no Reino Unido, alertam especialistas britânicos. Em Portugal, ainda ninguém se pronunciou sobre o assunto.
A estirpe, descendente da variante “omicron”, que já provocou aumentos significativos de casos na China, Singapura e Hong Kong, está presente em pelo menos 13 casos em Inglaterra.
Segundo a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, a taxa de positividade dos testes atingiu o valor mais alto de 2025, com um aumento de 97% face a março.
A variante “nimbus” representa atualmente cerca de 10,7% dos casos globais, segundo a OMS, e embora não haja provas de que cause doença mais grave, continua a representar risco para idosos e imunodeprimidos. Os sintomas são semelhantes aos de outras variantes: fadiga, febre, dores musculares e garganta inflamada.
As autoridades de saúde inglesas estão a recomendar vacina para maiores de 75 anos, residentes e trabalhadores de lares, e pessoas com o sistema imunitário enfraquecido.
Em Portugal, ainda não há registo de casos desta nova variante, mas a DGS continua a apelar à população com mais de 50 anos para que se vacine contra a covid-19.