Seguir o O MINHO

Guimarães

Tribunal iliba polícias acusados de agredir e cegar adepto em Guimarães

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Guimarães decidiu esta quinta-feira não levar a julgamento nenhum dos 11 efetivos do Corpo de Intervenção da PSP que estavam acusados de agredir e cegar um adepto do Boavista naquela cidade, em outubro de 2014.

Fonte judicial disse à Lusa que nenhum dos arguidos vai a julgamento, porque não foi possível provar que tivessem sido eles os autores da agressão.

Os 11 polícias estavam acusados pelo Ministério Público de um crime de ofensa à integridade física grave qualificada, mas pediram abertura de instrução.

Segundo a acusação, o adepto, como resultado das agressões, sofreu, além do mais, “perda do globo ocular direito, com as inerentes perda total de visão e alterações faciais”.

Os factos ocorreram a 03 de outubro de 2014, aquando do jogo da 7.ª jornada da I Liga entre o Vitória SC e o Boavista.

A acusação diz que, à chegada dos autocarros que transportavam os adeptos do Boavista, um dos arguidos abordou um destes adeptos, instando-o a que se movimentasse para determinado local.

“Como este não o tivesse feito de imediato, derrubou-o ao solo, colocou-lhe um joelho por cima das costas e fê-lo permanecer deitado no solo de cara para baixo”, refere.

Diz ainda que, de seguida, ele e outros dois arguidos “bateram no referido adepto, nomeadamente com cotoveladas, pontapés, socos e pancadas de cassetete, enquanto os demais arguidos os integraram no interior de um círculo que formaram e assim impediram que lhes fosse prestado socorro”.

O juiz decidiu-se pela não pronúncia, o que significa que não vão a julgamento.

Anúncio

Guimarães

Espeleólogo de Guimarães entre os portugueses retidos em gruta espanhola

Resgate

em

Foto: Facebook

Carlos Mendes, residente em Guimarães, é um dos quatro espeleólogos portugueses retidos numa gruta na Cantábria, Espanha, desde sábado, entretanto localizados.

A informação da sua localização foi avançada ao final da manhã desta segunda-feira pela responsável da pasta do Interior no governo autonómico da Cantábria, Paula Fernandez.

A equipa de resgate está neste momento a montar um corrimão de forma a chegar aos ponto onde se encontram os espeleólogos, apesar do nível da água ter descido menos do que era expectável na noite de domingo.

Francisco Rocha, do Clube de Salvamento de Valongo diz que o grupo, que pertence ao Clube de Montanhismo de Valongo, é “bem treinado” e terá sido supreendido pela “precipitação” mais forte do que o previsto, em declarações à rádio Renascença.

Outro dos portugueses, Luís Sousa, é residente na Póvoa de Varzim.

O embaixador de Portugal em Madrid afirmou que, “aparentemente”, os quatro portugueses retidos numa gruta no norte de Espanha “estão bem”, depois de falar com as autoridades de proteção civil da Cantábria que os estão a tentar resgatar.

“Estamos em contacto com as autoridades de proteção civil e aparentemente estão bem”, disse Francisco Ribeiro de Menezes à agência Lusa, acrescentando que “se for necessário” o cônsul de Portugal em Bilbau irá até ao local, o que ainda não está previsto.

A equipa portuguesa de espeleologia, que tinha programado a viagem à gruta para entre sexta-feira e hoje, é formada por sete elementos, três da equipa de apoio que ficou no exterior da gruta e quatro que estão retidos.

A operação de socorro integra a equipa da ESOCAN, além de técnicos da Direção Geral do Interior do governo da Cantábria, agentes da Guarda Civil e voluntários da Associação de Proteção Civil de Arredondo.

Continuar a ler

Guimarães

Jovem de Guimarães representa Portugal no concurso Miss Universo

Concurso de beleza

em

Fotos: Divulgação

Sylvie da Costa Silva, de 20 anos, natural da freguesia de Vila Nova de Sande, concelho de Guimarães, vai representar Portugal na grande final do concurso Miss Universo, a realizar a 08 de dezembro, nos Estados Unidos da América, em local ainda a anunciar.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

, @miss.portuguesa @missuniverse #missportuguesa #missuniverse #Organizaçãomissportuguesa #missuniversoportugal2019 #roadtomissuniverse2019

Uma publicação partilhada por (@sylvie.dacostasilva) a

A jovem vimaranense, que reside no principado do Mónaco desde tenra idade, foi a vencedora da edição portuguesa do concurso Miss Universo, tendo sido anunciada este domingo como uma das 88 candidatas ao ceptro deste que é considerado o mais importante concurso de beleza do mundo.

A jovem modelo, recentemente formada como técnica superior de paisagem, espera levar o nome de Portugal e de Guimarães o mais longe possível na competição.

O melhor resultado conseguido por uma representante portuguesa foi em 2011, por Laura Gonçalves, que terminou no top 10. Portugal participa neste concurso desde 1960.

Continuar a ler

Guimarães

Faleceu o bombeiro mais antigo do quadro de honra dos Bombeiros de Guimarães

O Chefe António Silva será sepultado no canteiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, no Cemitério Municipal da Atouguia

em

António Maria Silva, o mais antigo bombeiro do Quadro de Honra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães faleceu, este domingo, aos 89 anos, informou aqueles soldados da paz através das redes sociais.

“Esta morte é uma perda incalculável para esta instituição”, lê-se numa publicação divulgada nas redes sociais.

O Chefe António Silva, que no ano 2000 foi agraciado pela Câmara Municipal de Guimarães com a Medalha de Mérito Social em Prata, na sessão solene evocativa da Batalha de S. Mamede, pela sua dedicação ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, conforme recorda o Guimarães Digital, do Grupo Santiago, citado na naquela nota.

O corpo de António Maria Silva encontra-se em câmara ardente no Salão Nobre da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, onde irão decorrer as cerimónias fúnebres, esta segunda-feira, a partir das 15:30 horas.

O corpo será sepultado no canteiro dos Bombeiros de Guimarães, no cemitério Municipal de Atouguia.

Continuar a ler

Populares