Seguir o O MINHO

Vila Verde

Tradição. Altares adornados com frutos, legumes e sementes em Vila Verde

em

Igreja de Escariz São Mamede

Pimento, couve-flor e alho francês são alguns ingredientes que dão cor aos altares da Igreja de Escariz São Mamede, concelho de Vila Verde, durante o mês de outubro.

“É já uma marca da freguesia a decoração da Igreja com frutos, legumes e cereais, que desde 2010 atrai a atenção de milhares de visitantes pela criatividade, detalhe e rigor com que cada elemento hortícola é utilizado”, refere o presidente da junta de Escariz, Adelino Machado.

Iniciativa começou com o irreverente pároco Sandro Vasconcelos e que foi continuidade pelo padre Dayakar Reddy.

Tem como objetivo principal angariar fundos para a requalificação da Igreja paroquial.
Esta decoração é feita no mês de outubro quando se comemora e agradece as boas colheitas do ano“, afirma Dayakar, acrescentando que a festa temo nome de “Sabores da Terra Escariz S. Mamede” e está inserida na Rota das Colheitas de Vila Verde.

As toalhas bordadas com os motivos dos lenços dos namorados constituem um detalhe especial na ornamentação. Todos os frutos, legumes e cereais são colheitas de Escariz e oferecidos pelos paroquianos, uns para venda outros para a decoração da Igreja.

No exterior realiza-se uma pequena feira com estes produtos e animais das oferendas, acompanhado de uma tasquinha de gastronomia local. O tradicional encontro de concertinas ajuda a animar o evento.

 

Populares