Trabalhadores da Bosch denunciam “chantagem” para mudar de turnos

Trabalhadores da bosch denunciam “chantagem” para mudar de turnos

Um grupo de trabalhadores da Bosch Car Multimédia de Braga fez este domingo uma “ação de denúncia” contra a precariedade, os “baixos salários” e a “chantagem” para que mudem para um turno rotativo.

Em declarações à Lusa, o representante do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-NORTE), Sérgio Sales, explicou que com a concentração no centro da cidade os trabalhadores pretendem “mostrar que nem tudo são rosas” na Bosch, “apontada muitas vezes como exemplo”.

“A empresa está a empurrar de forma chantageada um turno fixo para turnos que laboram ao fim de semana. Estes turnos ferem gravemente a vida familiar dos trabalhadores, […] só permitem ter um fim de semana por ano livre, não lhes permite ter sequer dois dias de descanso seguidos, rodam de dia para de noite e perdem rendimentos”, enumerou o sindicalista.

Sérgio Sales salientou que, “além dos constrangimentos familiares, a instabilidade daqueles turnos cria complicações do ponto de vista da saúde física e mental”.

O SITE-NORTE apontou que “tem tentando negociar com a administração, mas que os responsáveis respondem só por escrito e nem se dignam a sentar à mesa com o sindicato”.

Sales explicou que a “chantagem” para aderir aqueles turnos rotativos “dura há já alguns anos”.

“A empresa tem condições de encontrar outras soluções que não passam por aí, tinha até mesmo o compromisso de pôr a laborar [os turnos rotativos] só para colmatar algumas necessidades de produção e isto já há alguns anos e agora está, por via da chantagem, criando um clima de medo para que os trabalhadores se voluntariem a aderir a eles”, referiu.

O grupo, cerca de três dezenas, quer assim “mostrar que uma empresa que é apontada como garantia que qualidade no que toca a contratações tem, no entanto, 30% dos seus trabalhadores em situação precária e a ganhar o salário mínimo nacional”.

“Nem tudo são rosas lá dentro”, concluiu.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Câmara vota plano de transporte escolar para 2018/19 de 2,1 milhões de euros

Câmara vota plano de transporte escolar para 2018/19 de 2,1 milhões de euros

Próximo Artigo
Resumo. Moreirense traz ponto precioso da madeira

Resumo. Moreirense traz ponto precioso da Madeira

Artigos Relacionados