Torre de telecomunicações embargada pela Câmara de Caminha já está de pé em Vila Praia de Âncora

Autarquia diz que embargo foi “desrespeitado”
Foto: DR

A torre de telecomunições em Vila Praia de Âncora que tinha sido embargada pela Câmara de Caminha já foi colocada durante a última noite.

Fonte da autarquia refere a O MINHO que o embargo foi “desrespeitado” pela Infraestruturas de Portugal e que a Câmara vai “avaliar a situação”.

Segundo o presidente da Junta de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, a torre foi instalada por volta da meia-noite e no local esteve o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, a tentar impedir a colocação. O que não conseguiu, apesar da presença no local da GNR.

“A Câmara passou a licença de ruídos, agora vem impedir o quê?”, critica Carlos Castro, em declarações a O MINHO, salientado que a Junta de Freguesia é “claramente contra” a instalação daquela torre.

“Tem um impacto visual muito grande. Para quelas casa, para aqueles prédios, não é fácil abrirem a janela e verem aquela torre”, justifica o autarca.

Carlos Castro conta que perguntou aos técnicos da Infraestruturas de Portugal se a torre não iria ser “aproveitada para as empresas de telecomunicações colocarem lá antenas”, mas responderam que “evidentemente não se podia responsabilizar por isso”. Para o presidente da Junta de Vila Praia de Âncora, as operadoras “vão-se aproveitar disso e aquilo futuramente vai estar cheio de antenas”.

“Compreendemos que tem de haver desenvolvimento, mas devia-se escolher outro sítio para se colocar isto. E vamos ver se o PDM também contempla uma torre daquelas e o trabalho que fizeram no solo, encheram aquilo de betão”, conclui.

Como O MINHO noticiou, a Câmara de Caminha tinha embargado, na terça-feira, a instalação de uma torre de telecomunicações junto à antiga estação de comboios de Vila Praia de Âncora.

Em comunicado, a autarquia referia que, “depois de estar no terreno e em conversação com as Infraestruturas de Portugal decidiu embargar a colocação de uma torre de telecomunicações que estava a ser programada junto à antiga Estação de Comboios de Vila Praia de Âncora”.

Na ocasião, a Lusa procurou obter esclarecimentos junto da IP, mas não teve sucesso até ao momento.

Com Lusa

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x