Seguir o O MINHO

Braga

“Theatro Circo é um equipamento vital para a Cidade e para a Região”

em

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirmou esta quarta-feira, 29 de julho, que o “Theatro Circo é um equipamento vital para a Cidade e para a Região”.

Na apresentação do balanço dos primeiros cem dias sobre o início das comemorações do Centenário do Theatro Circo e do primeiro semestre de programação, o Edil falou de um “processo de reconquista” do teatro não apenas pelos Bracarenses, como também pelo público de toda a região Norte.

“Fazemos um balanço de enorme sucesso pela adesão das pessoas, dos parceiros e pela qualidade e quantidade dos eventos realizados. Assim vale a pena continuar a trabalhar pela Cultura em Braga”, referiu.

O balanço da actividade do Theatro Circo ficou ainda marcado pela assinatura do protocolo de parceria com a empresa ABB – que passa a integrar o grupo de Mecenas do Centenário – e pela apresentação do Festival Para Gente Sentada, agendado para os dias 18 e 19 de Setembro, resultando de uma parceria com a Ritmos, responsável pela organização de festivais como o de Paredes de Coura ou o Primavera Sound.

Para o presidente da Câmara Municipal, o Festival Para Gente Sentada vem enriquecer um “calendário arrojado” tendo em conta os “constrangimentos que, ainda hoje, impendem sobre oTheatro Circo”.

“É, de facto, um grande arrojo do Município e desta administração poder garantir que o Theatro Circo cumpre integralmente a função para que foi criado, o de ser um equipamento cultural vital para a vida da Cidade e da Região”, acrescentou.

Também a vereadora da Cultura, Lídia Dias, referiu que o Theatro Circo “é um motivo de orgulho para os Bracarenses”.

“Nunca podemos esquecer que era nosso propósito a reconciliação dos Bracarenses com o Theatro Circo. Isto significa criar laços, nomeadamente aproximar a produção cultural, mais ou menos profissional, que se faz no nosso Município com o único espaço onde podem potenciar os seus talentos e criatividade”, salientou.

Resultados alcançados consolidam posição

A administradora do Theatro Circo, Cláudia Leite, apresentou os resultados alcançados no primeiro semestre deste ano que, segundo afirmou, consolidam a posição do Theatro na Cidade.

Cláudia Leite revelou que o Theatro Circo recebeu 199 eventos desde o início do ano, atraindo 45.500 pessoas, “um número superior ao alcançado no ano passado”. Além de já ter atingido o objectivo das cem mil pessoas no Centenário, os primeiros seis meses de 2015 ficaram marcados pelo aumento do número de visitas.

“Passámos de oito visitas em 2014 para 71 desde o início do ano, o que se traduziu num aumento de 260 para 1.382 visitantes”, acrescentou.

No âmbito do Quadrilátero, em Braga foram vendidos 498 cartões, mais 80 por cento do que em igual período do ano passado. Braga concentra também 70 por cento da venda e de utilizações de cartões.

“Podemos dizer que em 4.600 utilizações do Cartão do Quadrilátero, 3.170 foram aqui noTheatro Circo”, precisou.

Depois de ter sido integrado na Rota Europeia dos Teatros Históricos, o Theatro Circo foi convidado pela Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações a integrar uma edição filatélica especial dedicada ao Centenário do Theatro, a ser apresentada no dia 4 de Setembro. Para Setembro está também previsto o lançamento de um livro destinado ao público infantil.

Apresentacao Festival para Gente Sentada em Braga

“Festival Para Gente Sentada” com formato inovador

O Festival Para Gente Sentada realiza em Braga a sua 11.ª edição, apresentando-se com um formato inovador. A empresa organizadora encontrou em Braga a “dinâmica cultural ideal” para dar um novo impulso ao festival que se realiza nos dias 18 e 19 de Setembro.

O cartaz inclui nomes como B Fachada, Benjamim, Box to Box, Bruno Pernadas, DJ Coco, Electric Shoes, Filho da Mãe & Ricardo Martins, Giant Sand, L´ydia Ainsworth, Mdou Moctar, Mercury Rev, Peixe, Serushio, Sun Blossoms, Time for T e Yasmine Hamdan. Os concertos terão lugar no TheatroCirco, no GNRation e no centro da Cidade.

O bilhete para os dois dias do festival pode ser adquirido por 35 euros, enquanto o bilhete diário é de 20 euros. Os bilhetes poderão ser comprados no Theatro Circo e nos locais habituais.

Populares