Terras de Bouro pede apoio para que esgotos não poluam o Cávado

Está a ser feito um estudo sobre as necessidades e seu custo, com mapas, e possíveis calendários.
Terras de bouro pede apoio para que esgotos não poluam o cávado
Foto: DR/Arquivo

Estava marcada para hoje a visita do Secretário de Estado do Ambiente ao Gerês. Foi adiada, mas vai realizar-se, disse o presidente do município de Terras de Bouro, Manuel Tibo. O autarca quer apoio estatal para concluir as redes de esgotos nos vales dos rios Homem e Cávado: “há ainda esgotos a serem lançados para o rio Cávado e na albufeira da Caniçada, trazendo poluição e cheiros nauseabundos”, disse.

O pedido, que é extensivo às redes de água, vai ser feito ao Secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins quando o governante se deslocar ao concelho.

O autarca adiantou que Terras de Bouro precisa que a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Souto seja transferida para outro local e que a empresa Águas do Norte construa uma outra que, com os respetivos coletores, para servir as populações de Rio Caldo e de Vilar da Veiga: “há muitos lugares e ruas sem saneamento decente”, explicou.

O mesmo sucede no domínio das redes de água que ainda não abrangem a totalidade do território: “temos noção de que o Governo entende que somos um município integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, pelo que não podemos viver sem estas redes” disse, frisando que, tem encontrado grande abertura no Ministério.

Sobre o volume de investimento necessário para resolver os problemas nas duas áreas, Manuel Tibo esclareceu que está a ser feito um estudo sobre as necessidades e seu custo, com mapas, e possíveis calendários.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Gnr apanha grupo que vendia retroescavadoras furtadas para áfrica via amesterdão

GNR apanha grupo que vendia retroescavadoras furtadas para África via Amesterdão

Próximo Artigo
Confiança: "câmara de braga deve falar com cidadãos, junta de s. Victor, deputados e governo"

Confiança: "Câmara de Braga deve falar com cidadãos, Junta de S. Victor, deputados e governo"

Artigos Relacionados