Tempo no Minho: Mais chuva, o frio já ‘espreita’ e a tempestade ameaça

Foto: Thiago Correia / O MINHO

O instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo, na região do Minho, períodos de chuva ou aguaceiros com céu geralmente muito nublado e descida da temperatura.

Em comunicado enviado a O MINHO onde é apontada a previsão para todo o território português, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros no litoral Norte e Centro a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo fracos no Baixo Alentejo e Algarve.

Para Braga, e generalidade do território minhoto, são esperadas máximas entre os 20 e os 22 graus Celsius (ºC), no que diz respeito à temperatura máxima. Já a mínima rondará os 15ºC. A meio da próxima semana a temperatura mínima deverá cair para os 9ºC, motivando assim uma sensação térmica de frio, correspondente com o período do ano que atravessamos.


De resto, neste domingo, o vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.
É ainda esperada neblina ou nevoeiro em alguns locais.

Para todo o país é esperada descida de temperatura, em especial da máxima nas regiões Norte e Centro.

Terça-feira de muita chuva, vento e trovoada

Contudo, o mau tempo vai regressar digno desse nome na madrugada, manhã e tarde de terça-feira , quando a precipitação se deverá fazer sentir com maior intensidade, acompanhada de rajadas de vento forte e trovoada, provocando a previsão de um aviso amarelo emitido pelo IPMA.

Segundo o instituto, ambos os distritos do Minho vão estar em aviso amarelo por causa da chuva, por vezes forte, entre as 12:00 as 18:00 de segunda-feira, e novamente entre a meia-noite e as 12:00 horas de terça-feira. Durante este último período, também há um aviso amarelo por causa do vento do quadrante sul por vezes forte, com rajadas até 75 km/h, sobretudo nos concelhos mais próximos do litoral. 

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na noite de sexta-feira, ambos os distritos chegaram a atravessar uma fase de aviso vermelho – o mais grave possível – tal foi a intensidade da chuva forte que se abateu, sobretudo no vale do Neiva e em Ponte de Lima, onde caíram cerca de 200 litros de água por cada metro quadrado ao longo de todo o dia.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x