Teleférico da Penha com viagens mais baratas para os residentes em Guimarães

Tarifário já em vigor
Foto: Divulgação

Os residentes no concelho de Guimarães passam a pagar apenas 1,50 euros por uma viagem de ida e volta no Teleférico da Penha, num novo tarifário que pretende fomentar a aproximação entre o aparelho e os vimaranenses, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município acrescenta que o novo tarifário acaba de entrar em vigor, assinalando a reabertura do teleférico, que esteve parado três meses para manutenção.

Para completar apenas um dos percursos, os residentes pagam um euro.

Os portadores do Cartão Municipal do Idoso e os utentes das escolas de ensino especial podem usar o teleférico gratuitamente.

A gratuitidade estende-se às crianças até 12 anos, acompanhadas por um adulto ou em contexto escolar.

Citada no comunicado, a presidente da cooperativa Turipenha, Sofia Ferreira, destacou este momento como “importante”, salientando a “maior proximidade” do teleférico aos vimaranenses.

“Este novo tarifário vem responder a uma vontade dos vimaranenses e das principais instituições que trabalham nesta área, conferindo ainda uma proximidade de Guimarães à Montanha da Penha, e garantir a facilidade de acesso às pessoas”, referiu.

Nesta revisão do tarifário, o bilhete de ida e volta para os turistas passa ser de 7,50 euros, descendo o valor para quatro euros para completar apenas um dos percursos.

O Teleférico da Penha entrou em funcionamento a 11 de março de 1995 e está aberto todo o ano, ligando o Centro Histórico de Guimarães à Montanha da Penha.

Proporciona uma viagem de 1.646 metros, vencendo uma altitude de 366 metros em sete ou oito minutos.

Está equipado com 40 cabines, oito das quais apropriadas para transporte de bicicletas.

As cabines deslocam-se a uma velocidade que poderá variar dos dois aos cinco metros por segundo e do seu interior pode-se observar a encosta da Penha e uma panorâmica de toda a cidade de Guimarães.

Os pilares têm entre 7,22 e 29,44 metros de altura.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados