Surto na comunidade brasileira em Braga com 15 infetados

Covid-19
Surto na comunidade brasileira em braga com 15 infetados
Foto: Associação UAI

Há um surto “crescente” na comunidade brasileira em Braga que já conta com 15 pessoas infetadas.

A informação foi comunicada pela delegada de saúde local da ARS-Norte à Associação UAI – União, Apoio e Integração, que já está a desenvolver uma campanha de prevenção.

“O surto foi detetado na comunidade brasileira, justamente, porque num curto período de tempo alastrou muito rápido e num grupo específico de brasileiros”, explica a O MINHO Alexandra Gomide, presidente da Associação UAI.

Os infetados “são pessoas que frequentam o mesmo ambiente”, sem referir qual, mas a campanha é direcionada para toda a comunidade brasileira, porque esta, “por natureza, se relaciona muito” e a preocupação das autoridades de saúde é que o contágio “não se alastre mais”.

Os infetados estão em isolamento, manifestando sintomas ligeiros ou mesmo assintomáticos.

A Associação está a “pedir que evitem os convívios que a gente sabe que estão acontecendo, e não só na comunidade brasileira, mas de uma forma geral” com o desconfinamento, realça Alexandra Gomide.

As estimativas apontavam para que a comunidade brasileira no concelho de Braga fosse de 15 mil pessoas antes da pandemia – “depois muitos voltaram e poucos chegaram”.

Como até agora, não tinha havido infetados na comunidade e o número foi registado num curto período de tempo, as autoridades de saúde contactaram a Associação UAI “para evitar que cresça, porque o contágio de covid é muito rápido”, salienta a responsável.

A campanha de prevenção conta com apoio de figuras públicas, como Alan e Matheus, do SC Braga.

“Estamos tentando chegar às lideranças, das igrejas católica e evangélica, para nos ajudarem na campanha. Estamos a pedir às lideranças em geral para nos apoiarem. Vão-nos enviado vídeos e nós vamos publicando-os durante a semana”, explica Alexandra Gomide, acrescentando que também já está agendada para dia 9 uma palestra com a delegada de saúde.

“O mais importante é deixar claro que o alerta é uma medida de prevenção. É para a comunidade se proteger, não é uma acusação”, conclui a responsável.

Segundo os dados mais recentes, de fonte local do setor da saúde, o concelho de Braga tem 33 casos ativos.

O total de pessoas infetadas no concelho é 1.448, sendo que 1.341 já recuperaram e houve registo de 74 óbitos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cooperativa de famalicão desinfetada após caso positivo de covid

Cooperativa de Famalicão desinfetada após caso positivo de covid

Próximo Artigo
Três despistes no espaço de 400 metros na variante de fafe

Três despistes no espaço de 400 metros na variante de Fafe

Artigos Relacionados