Seguir o O MINHO

Futebol

Sporting paga 7,6 milhões por Edwards e cede Bruno Gaspar e Catamo ao Vitória

Mercado de transferências

em

Foto: DR / Arquivo

O Sporting pagou 7,67 milhões de euros por metade do passe do futebolista inglês Marcus Edwards ao Vitória SC, que vai ainda receber a título definitivo Bruno Gaspar e Geny Catamo por empréstimo até final da temporada.

“A Vitória Sport Clube – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD para a transferência do jogador Marcus Edwards, pelo valor de 7.670.000€ correspondente aos 50% dos direitos económicos detidos por esta Sociedade. O acordo contempla ainda bónus que podem atingir um total de 500.000€, mediante objetivos desportivos a atingir pelo Sporting”, pode ler-se em comunicado publicado no sítio oficial dos vitorianos.

O emblema de Guimarães indica que ao valor da transferência “acresce a cedência imediata e definitiva de Bruno Gaspar, passando o Vitória a ser detentor da totalidade dos direitos económicos do lateral-direito, tendo o Sporting assumido os custos relativos à desvinculação do jogador e ao seu regresso ao D. Afonso Henriques até junho de 2026”.

“O Vitória recebe ainda o extremo Geny Catamo por empréstimo válido até final da temporada, salvaguardando preferência para extensão do vínculo com o internacional moçambicano para 2022/23”, acrescenta ainda a nota.

O acordo com os leões inclui ainda “um direito de preferência e exclusividade para a transferência definitiva – a partir da época 2022/23 – do jogador Gonzalo Plata, sendo válida para outro(s) jogador(es) do Sporting CP caso não seja exercida pelo internacional equatoriano”.

“No âmbito da transferência de Edwards. o Vitória assegurou ainda, junto do Tottenham Hotspur Football Club, 10% de uma mais-valia futura a receber pelo clube londrino, tendo este prescindido também da compensação ao abrigo do chamado mecanismo de solidariedade”, concluem os vimaranenses.

Edwards, de 23 anos, chegou ao Vitória SC em 2019/20, proveniente do Tottenham, que o tinha cedido aos holandeses do Excelsior, em 2018/19, e ao Norwich, em 2017/18.

O internacional sub-17 e sub-19 por Inglaterra tinha contrato com os vimaranenses até ao fim da época de 2023/24, com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Nos 96 jogos disputados ao serviço do emblema minhoto, o extremo marcou 20 golos.

O Sporting limitou-se a confirmar a chegada de Edwards, assim como o regresso do avançado argelino Islam Slimani, com um vídeo publicado nas redes sociais, no qual se podem ver camisolas ‘verdes e brancas’ com os nomes e números dos ‘reforços’, que vão usar, respetivamente, o ‘23’ e o ‘9’.

Populares