O Sporting, líder da I Liga portuguesa de futebol, e o perseguidor Benfica prosseguem no domingo o braço-de-ferro pela conquista do título, perante Boavista e Casa Pia, respetivamente, em jogos da 26.ª jornada da prova.
Os rivais lisboetas estão separados por um ponto, com vantagem para os ‘leões’, que ainda têm menos um jogo realizado, enquanto o FC Porto, que recebe no sábado o ‘aflito’ Vizela, é já um distante terceiro classificado, a sete pontos do comandante e a seis do campeão nacional.
Os dois primeiros classificados do campeonato vão enfrentar equipas do meio da tabela, após disputarem na quinta-feira dois jogos na Liga Europa, em que tentarão melhorar os empates registados em casa na primeira mão dos oitavos de final: o Sporting frente à Atalanta (1-1) e o Benfica perante o Rangers (2-2).
A equipa treinada por Rúben Amorim recebe o nono classificado com o conforto que o Estádio José Alvalade lhe tem proporcionado na época 2023/24, uma vez que é a única equipa 100% vitoriosa na condição de visitada, aliado ao facto de os ‘axadrezados’ terem seis derrotas nos últimos 10 jogos fora do Bessa.
Sporting e Boavista encerram a ronda pouco depois de Benfica e Casa Pia se defrontarem em Rio Maior, casa emprestada da equipa de Pina Manique, 11.ª posicionada, o que talvez ajude a explicar o fraco pecúlio no seu ‘reduto’, no qual tem cerca de metade dos pontos conquistados nos recintos dos adversários.
A vitória alcançada na jornada anterior, sobre o Estoril Praia (3-1), amenizou a contestação ao treinador alemão Roger Schmidt, após duas derrotas seguidas, com os rivais Sporting (por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal) e FC Porto (por traumático 5-0, para a I Liga), e o empate com o Rangers.
O FC Porto é o primeiro dos três crónicos candidatos ao título a entrar em ação, quatro dias após ter sido eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões, pelo Arsenal, em Londres, num jogo em que foi obrigado a disputar prolongamento e desempate por grandes penalidades (4-2, após derrota por 1-0).
Perante o Vizela, 17.º e penúltimo colocado, a formação orientada por Sérgio Conceição, procura dar continuidade à retoma competitiva, que foi iniciada com a goleada ao Benfica e prosseguiu com um triunfo seguro em Portimão (3-0), após um período conturbado, em que venceu apenas uma das quatro partidas disputadas anteriormente.
O SC Braga ficou mais acossado no quarto lugar pelo Vitória SC, quinto classificado, que na jornada passada reduziu o atraso para três pontos, e não deverá encontrar facilidades na receção ao Gil Vicente, oitavo, enquanto os vimaranenses deslocam-se ao reduto do lanterna-vermelha Desportivo de Chaves.
Moreirense e Arouca, sexto e sétimo posicionados, respetivamente, protagonizam um embate entre equipas em posição muito tranquila, em contraponto com Estoril Praia (16.º, em lugar de play-off de manutenção) e Portimonense (15.º), que têm na sexta-feira um confronto importante na luta pela permanência na I Liga, na abertura da 26.ª ronda.
Programa da 26.ª jornada:
– Sexta-feira, 15 mar:
Estoril Praia – Portimonense, 20:15
– Sábado, 16 mar:
Famalicão – Estrela da Amadora, 15:30
SC Braga – Gil Vicente, 18:00
Farense – Rio Ave, 18:00
FC Porto – Vizela, 20:30
– Domingo, 17 mar:
Desportivo de Chaves – Vitória SC, 15:30
Moreirense – Arouca, 15:30
Casa Pia – Benfica, 18:00
Sporting – Boavista, 20:30